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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Amílcar Marcél de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2006
Orientador
Banca examinadora
Sorrentino, Marcos (Presidente)
Höeffel, João Luiz de Moraes
Spazziani, Maria de Lourdes
Título em português
Caminhos para uma Educação Ambiental voltada à conservação dos mananciais de abastecimento público: Um estudo de caso
Palavras-chave em português
Bacia hidrográfica
Educação ambiental
Participação
Percepção
Pesquisa educacional
Resumo em português
O presente trabalho disserta sobre a realização de uma pesquisa-intervenção educacional (Viezzer & Ovalles, 1995; Sorrentino, 1999), relacionada às questões das águas do município de Saltinho/SP, cabeceiras da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Piracicamirim. Com ele, pretende-se fornecer subsídios para a compreensão metodológica de processos de Educação Ambiental voltados à participação de educadoras nos processos de conservação ambiental dos mananciais de abastecimento público do município de Saltinho/SP. Utilizou-se princípios da pedagogia da autonomia (Freire, 1997), como pratica educacional emancipatória, através de um curso de formação de educadoras ambientais, avaliado qualitativamente a partir de dados coletados através de observação participante, questionários, entrevistas e produtos educacionais gerados. Os resultados do estudo evidenciam que 1) Os conhecimentos das educadoras sobre as questões dos recursos hídricos e biodiversidade local antes do processo de educação ambiental são muito pequenos e pontuais e após as atividades de educação ambiental há um incremento dos mesmos evidenciado em falas, ações e projetos político pedagógicos das escolas; 2) Formação de educadores ambientais abrangendo todo o corpo docente do sistema municipal de ensino de Saltinho provoca mudanças significativas nos projetos político pedagógico da escola; 3) O aumento do ?repertório? teórico sobre as questões ambientais sugere mais reflexões e embasamentos aprofundados para o desenvolvimento de práticas pedagógicas dentro e fora da sala de aula; 4) Conscientização sobre as bacias hidrográficas locais e biodiversidade deflagra sonhos e desejos de agir na defesa das águas pelas educadoras, sendo observados nos diversos trabalhos extra curriculares gerados durante e após o desenvolvimento do processo de educação ambiental; 5) Construção conjunta de conhecimentos envolvendo pesquisador e educadoras, potencializa ações de práticas pedagógicas envolvendo as questões ambientais locais bem como maior integração entre o corpo docente da escola; 6) Inserção do pesquisador no dia-a-dia da comunidade escolar, se torna uma ferramenta metodológica importante de produção científica no campo sócio-ambiental.
Título em inglês
Ways for an ambient education directed the conservation of the sources of public supplying : a case study
Palavras-chave em inglês
Environmental education
Participation
Perception
Research educational
Watershed
Resumo em inglês
The present work dissert about a research - intervention educational (Viezzer & Ovalles, 1995; Sorrentino, 1999), relate to waters questions in municipal district Saltinho/SP, in Piracicamirim River watershed. Intend to issue subsidy for understand Environmental Education Methods for teachers participation in environmental conservation process in public supply fountainhead in municipal district Saltinho/SP. Used the principles of autonomy of pedagogy (Freire, 1997), like a practice freedom educational, through a course for teachers about environmental education, valued qualitative data collect through of participation observation, questions, interview and educational products. The results of study showed that: 1) The teachers knowledge about water resources and local biodiversity before environmental education are little and punctual and after the environmental education actives there is a increase itself showed in speaks, actions and school?s politic pedagogy; 2) The environmental education qualify surrounding all teachers of municipal education system in Saltinho provoke meaningful change in projects politic pedagogy; 3) The increase theory repertory about environmental questions propose more reflection and deep knowledge for a development of pedagogic practices inside and outside classroom; 4) Conscientious about local watersheds and biodiversity provoke in teachers dreams and wishes for defend waters, observed in a various works in environmental education; 5) Building knowledge between researcher and teachers, potency many actions of practice pedagogic surrounding a local environmental questions and larger integration between school teachers; 6) The researcher enter in school community now a days is a important methodological instrument for scientific production in social environmental area.
 
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AmilcarSouza.pdf (3.50 Mbytes)
Data de Publicação
2006-11-28
 
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