• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2002.tde-22072002-083438
Documento
Autor
Nome completo
Maria Henriqueta Andrade Raymundo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2002
Orientador
Banca examinadora
Caron, Dalcio (Presidente)
Rodrigues, Carmem Lucia
Sorrentino, Marcos
Título em português
Educação ambiental na serra do Itapety Mogi das Cruzes - SP construindo uma agenda 21 local.
Palavras-chave em português
educação
proteção ambiental
psicologia ambiental
sociologia
Resumo em português
Esta pesquisa é construída a partir da deflagração de processos educativos geradores de participação, visando a melhoria da qualidade de vida e conservação de recursos naturais, históricos e culturais da Serra do Itapety, uma área de Mata Atlântica, existente no município de Mogi das Cruzes, SP. Variados segmentos da sociedade civil e poder público se envolveram para elaborar uma Agenda 21 local, possibilitando a realização de uma pesquisa qualitativa, percorrendo o caminho do fortalecimento de sujeitos que constróem sua própria história. São analisadas as formas de participação dos diferenciados atores e a compreensão que os moradores da Serra do Itapety têm sobre suas realidades. Os resultados configuram-se numa diversidade de olhares técnicos, acadêmicos, políticos e populares, entre outros, que entrelaçados organizam-se reflexivamente para a viabilização das sugestões, ações e desejos apontados pelos envolvidos na construção da Agenda 21 Local.
Título em inglês
Environmental education in the Itapety mountain range, city of Mogi das Cruzes, São Paulo state, Brazil, as a way to construct a local agenda 21.
Palavras-chave em inglês
education
environmental protection
environmental psychology
sociology
Resumo em inglês
A research technique is built based on educational process that aims public involvement to develop subsidies for better conditions of the quality life for the community, as well as the conservation of natural, historical and cultural resources of the Itapety Mountain Range - a Atlantic Forest area, located the municipality of Mogi das Cruzes, São Paulo State, Brazil. Different sectors of civil society and government are involved to create a local Agenda 21. This situation permits the development of a qualitative research, resulting in a series of actions that aims to create a stronger conscientiousness of the importance of natural resources and the quality of life. The level of comprehension of local residents of Itapety Mountain Range about their environment and the ways and reasons of participation of other people in the process of building up the Agenda 21 were analised. The result of this analysis shows the existence of a wide range of opinions, perceptions and sugestions, defined as technical, academical, political and popular views. These views interwoved in a reflexive approach should produce a viable construction of the local Agenda 21.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Maria.pdf (10.14 Mbytes)
Data de Publicação
2002-08-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.