• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.11.2004.tde-13122004-091441
Documento
Autor
Nome completo
Mauricio Bueno Penteado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2004
Orientador
Banca examinadora
Rodriguez, Luiz Carlos Estraviz (Presidente)
Barrichelo, Luiz Ernesto George
Souza, Amaury Paulo de
Título em português
Evolução de um programa universidade-empresa de pesquisa florestal cooperativa.
Palavras-chave em português
cooperativa florestal
pesquisa florestal
relação empresa-universidade
Resumo em português
Este trabalho analisa a evolução da pesquisa florestal conduzida pelo Instituto de Pesquisas Florestais – IPEF em parceria com a International Paper do Brasil. O IPEF foi criado em 1968, com a missão de promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do setor florestal, servindo de elo de ligação entre a universidade e a empresa. O trabalho discute os benefícios gerados por essa parceria em um estudo de caso, por meio da caracterização dos valores investidos e da análise dos resultados obtidos, tendo como base os projetos desenvolvidos em entre o IPEF e a IPB, no período de 1968 a 2004. A análise revela ganhos para a universidade, na captação de recursos na iniciativa privada, viabilizando projetos propostos no âmbito da ciência e tecnologia e para as empresas, utilizando os resultados gerados pelas pesquisas. Há evidências que justificam a manutenção de um modelo de pesquisa florestal cooperativo universidade-empresa como o preconizado pelo IPEF em convênio com a Universidade de São Paulo.
Título em inglês
Evolution of a university–company cooperative forestry program.
Palavras-chave em inglês
cooperative forestry
university–company
Resumo em inglês
This work analyzes the evolution of the forest research lead by the Instituto de Pesquisas Florestais – IPEF in partnership with International Paper do Brasil. The IPEF was created in 1968 with the mission of promotion of the scientific, technological and sustainable development of the forest sector, serving as a link between the university and the company. The work discusses the benefits generated by this partnership in a case study, through the characterization of the invested values and the analysis of the obtained results, having as base the projects developed between IPEF and IPB in the period of 1968 to 2004. The analysis discloses profits for the university, through the obtainment of resources from the private initiative, enabling projects considered in the scope of science and technology and for the companies, using the results generated by research. There are evidences that justify the maintenance of a model of a university-company forest research cooperative as professed by IPEF in accord with the University of São Paulo.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
mauricio.pdf (1.22 Mbytes)
Data de Publicação
2004-12-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.