• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2006.tde-20092006-152503
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Sanches Mascarin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2006
Orientador
Banca examinadora
Molin, Jose Paulo (Presidente)
Mourão Filho, Francisco de Assis Alves
Saraiva, Antonio Mauro
Título em português
Caracterização de sistemas de colheita e desenvolvimento de técnica para a obtenção de mapas de produtividade para citros
Palavras-chave em português
agricultura de precisão
coleta de dados
colheita
laranja
mapas
Resumo em português
A citricultura é de fundamental importância para a economia brasileira devido à sua expressiva participação como item de exportação e pela geração de grande quantidade de empregos. A colheita manual é atualmente realizada na quase totalidade das propriedades citrícolas nacionais, o que permite a seleção qualitativa dos frutos removidos das plantas. Esse método apresenta diversificação entre as empresas para adaptar-se a necessidades internas. A ausência de técnicas e recursos para a geração rotineira de mapas de produtividade em áreas de citros é uma das grandes dificuldades para implantação de um sistema de agricultura de precisão mais amplo. Isso impede a adoção da estratégia de gerenciamento integrado de entradas e saídas e não permite a mensuração dos efeitos de adoção de taxas variadas de insumos, o que justifica o esforço em empreender técnicas e equipamentos para a geração dessa informação. O que se objetivou com este trabalho foi iniciar com o correto entendimento dos diferentes sistemas de colheita existentes, suas características úteis e limitações relativas à coleta de dados com vistas à obtenção de mapas de produtividade. A partir de então desenvolver e testar uma proposta para a geração de dados para obtenção de mapas de rodutividade, com procedimentos simples e que respeitem as rotinas pré-existentes nos sistemas de colheita manual vigentes. Para caracterizar os sistemas de colheita utilizados comercialmente, empresas citrícolas foram contactadas no sentido de fornecer informações consideradas como necessárias ao processo de caracterização. Posteriormente contactou-se uma dessas empresas onde procedeu-se a pesagem de uma população de sacolões ("big bag") para que fosse possível aferir a informação de massa estimada pela pessoa que acompanha as frentes de colheita e realiza essa estimativa para fins de pagamento dos colhedores. Esses dados foram devidamente analisados e indicaram que a estimativa volumétrica feita a campo é aceitável para a obtenção de peso dos sacolões. Na seqüência selecionou-se uma área específica e georreferenciou-se todos os sacolões de colheita. A partir da largura da faixa de colheita e do cálculo de distâncias entre os sacolões obtiveram-se as áreas de contribuição de cada um. Com os dados de área e das massas obtidas no apontamento foi possível determinar a produtividade dos pontos. Após a análise estatística e geoestatística dos dados estes foram interpolados gerando o mapa de produtividade. O método se mostrou válido para a coleta de dados e geração do mapa de produtividade que mostrou a grande variabilidade espacial existente na lavoura estudada.
Título em inglês
Characterization of harvesting systems and development of a technique for citrus yield mapping
Palavras-chave em inglês
data collection
harvest
map
orange
precision agriculture
Resumo em inglês
Citriculture activity is important for the Brazilian economy due to its expressive participation on exporting and for the generation of a number of job positions. Manual harvesting is currently predominant and allows the qualitative selection of the removed fruits from plants. The method includes variations among companies and farms, adapted to internal necessities.Techniques and resources for the routine generation of yield mapping for citrus is necessary for implementing compreensive precision agriculture strategies of integrated management of inputs and extractions. It will also allow the measurement of the effect of adoption of variable rate input applications, what justifies the efforts developing techniques for the generation of yield mapping for citrus. The objective of this research was to promote the correct undestanding of the variations on harvesting systems, their useful characteristics and limitations relative to data collection to attain yield maps, also propose and test a methodology for collecting data in a simple way, without interfering with the harvesting. To characterize the harvesting systems used commercially, farms were contacted to supply the necessary information. Later, in one specific farm a population on big bags was weighed for confronting and checking the weight estimated by the harvesting manager for the payment of the individual workers. Data were analyzed and indicated that the volumetric estimation is acceptable for attaing the weight of the bags. Finaly a field was selected and all the big bags of harvest were georeferenced, allowing for the calculation of the representative individual area of each one. The area was obtained from the constant strip width and distance between bags. With the area, location and mass of each bag it was possible to determine the productivity of each points and after interpolation the yield map was generated. The method is considered simple and efficient for data collection and generation of the yield the map wich showed a great variability within the field.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
LeonardoMascarin.pdf (1.03 Mbytes)
Data de Publicação
2006-09-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.