Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2006.tde-30082006-150041
Documento
Autor
Nombre completo
Simone Ometto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2006
Director
Tribunal
Pipitone, Maria Angelica Penatti (Presidente)
Motta, Denise Giacomo da
Silva, Marina Vieira da
Título en portugués
A educação nutricional e sua prática em grupo: um estudo de caso
Palabras clave en portugués
educação nutricional
estudo de caso
prática de grupo
Resumen en portugués
A educação nutricional constitui uma ferramenta que vincula a educação à saúde ao representar a união de aprendizagem, conhecimentos, atitudes e aptidões para melhoria da qualidade de vida e conseqüente prevenção de doenças. Contudo, encontram-se poucos acervos de pesquisas sobre vivências e práticas de aprendizagem no âmbito da educação nutricional. Este trabalho realizou-se em três etapas. A primeira correspondeu a uma revisão bibliográfica referente basicamente aos temas educação, mudança de comportamento, nutrição e trabalho em grupo. Com esta revisão foi possível reunir o conhecimento básico necessário para a etapa seguinte. A segunda etapa foi a execução do estudo de caso de um grupo de reeducação alimentar
no município de Piracicaba-SP. A terceira etapa consistiu na discussão e análise do estudo de
caso realizado, com base nas abordagens educacionais e suas possíveis implicações no âmbito nutricional, o que resultou em subsídios úteis para uma proposta de ação em educação
nutricional. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso do tipo exploratório. A partir da
análise do estudo de caso realizado, constatou-se que a estrutura do grupo, quanto a educação
nutricional, baseou-se em uma abordagem tradicional, pois o grupo de reeducação manteve um
enfoque centrado na imposição de normas e regras a serem seguidas, em detrimento à reflexão.
Concluiu-se que a forma de condução do grupo estudado não contemplou uma abordagem educacional efetiva, isto é, baseada no despertar da consciência crítica acerca da alimentação e
seus agravantes. Essa lacuna constatada poderia prejudicar a sustentabilidade da mudança alimentar nos participantes no médio e longo prazo.
Título en inglés
The nutritional education and its practical in group: a case study
Palabras clave en inglés
case study
education
group
nutritional
Resumen en inglés
The nutritional education constitutes a tool that links the education to the health, because represents the union of learning, knowledge, attitudes and aptitudes for improvement of the
quality of life and prevention of diseases. However, there is a few of research papers about
practices of learning in the scope of the nutritional education. This work was made in three
stages. The first one was about bibliographical revision of following subjects: education, change
of behavior, nutrition and work in group. Based on this revision it was possible to congregate the
necessary basic knowledge for the following stage. The second stage was the execution of a case study of a re-education group of losing weight, in the city of Piracicaba-SP, Brazil. The last stage of the work was the discussion and the analysis of the study case, basing on issues about educational and the possible implications in the nutritional scope, closing the work with a proposal of action for nutritional education. It was used the study of case as the method of research, an exploratory type one. Analyzing the study case, it was possible to observe that the structure of nutritional education of the re-education group was based on a traditional boarding, because it take approaches centered in the imposition of norms and rules to be followed, taking a few consideration about reflection. The study made concluded that the way of conduction of the studied group did not contemplate an effective educational approach, not based in the wakening
of the critical conscience concerning the feeding and its aggravations. This evidenced gap could
harm the maintenance of the alimentary change in the groups participants at the medium and
long period.
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
SimoneOmetto.pdf (869.71 Kbytes)
Fecha de Publicación
2006-08-31