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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2005.tde-15092005-150620
Documento
Autor
Nome completo
Eloise Santucci Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2005
Orientador
Banca examinadora
Silva, Marina Vieira da (Presidente)
Cesar, Thais Borges
Pipitone, Maria Angelica Penatti
Título em português
Energia e nutrientes na dieta de escolares: contrastes entre municípios brasileiros
Palavras-chave em português
adolescência
alimentação escolar
consumo de alimentos
desenvolvimento físico
dieta
educação nutricional
estado nutricional
infância
necessidade energética
saúde publica
segurança alimentar
Resumo em português
A infância e a adolescência são consideradas fases que envolvem uma série de transformações entre as quais merecem destaque o crescimento físico e desenvolvimento acelerados que são determinantes de uma maior demanda de energia e nutrientes. É fundamental que os indivíduos adotem alimentação balanceada no tocante à energia e nutrientes para que as mudanças na composição corporal e maturação sexual, entre outras demandas, sejam asseguradas. Entre os objetivos principais da pesquisa destacam-se a análise do estado nutricional, consumo de energia e nutrientes e a participação dos macronutrientes na dieta de amostra de 1325 escolares, matriculados em vinte unidades de ensino de dez municípios brasileiros. Os dados referentes ao consumo de alimentos foram obtidos por meio da adoção do método Recordatório 24- horas. Para a elaboração das análises nutricionais foi utilizado o software Virtual Nutri (Philippi et al., 1996). Os resultados revelam ingestão média de energia (1503,4 kcal) que pode ser considerada menor que à recomendação definida para os alunos do grupo etário da amostra. Quando se analisou a situação dos escolares, de acordo com a participação dos macronutrientes no Valor Energético Total da Dieta - VET, observouse que, de forma geral, a maioria (55%) adota dieta inadequada, sendo que as situações mais desfavoráveis atingem os estudantes dos municípios das Regiões Nordeste (Parnaíba e Brasileira) e Norte (Abaetetuba e Tailândia). Situação inversa foi identificada no tocante às dietas dos escolares de Joinville-SC (71,3% do grupo adotavam dietas adequadas). A análise do estado nutricional revelou que é nula a prevalência de baixo peso entre os alunos da totalidade das vinte escolas integrantes da pesquisa. De foram geral a maioria (cerca de 92,6%) foi classificada como eutrófica e proporção de escolares próxima à esperada identificada com sobrepeso. No entanto, nos municípios da Região Sul, os resultados distinguem-se pela superioridade da prevalência de sobrepeso em relação aos demais: proporções de escolares (14,7%) de Joinville e 16,3%, em Ponte Serrada foram diagnosticados com excesso de peso. Note-se que os referidos percentuais são praticamente três vezes maiores quando comparados à proporção observada (5%) em populações considerado de referência. Quanto ao consumo de minerais, merece atenção a reduzida ingestão de cálcio (a maioria dos escolares não ingeriu 50% do valor preconizado). O consumo (médio) de praticamente a totalidade das vitaminas selecionadas pode ser considerado relativamente mais favorável, exceto quando se verifica, entre os alunos a baixa ingestão de folacina e ácido pantotênico. A reduzida presença de fibras da dieta da totalidade dos escolares causa preocupação, especialmente quando atenção é dirigida aos valores preconizados (25 a 38g/dia): o maior consumo foi observado entre os alunos de Parnaiba (14,3 g), enquanto em Joinville, a ingestão alcançou 7,9 g (menor quantidade média identificada). Não sobram dúvidas que o grupo formado por crianças e adolescentes, especialmente aqueles matriculados nas unidades da rede pública de ensino, merece a atenção dos órgãos de saúde e educação, principalmente no tocante ao monitoramento do consumo de alimentos.
Título em inglês
Nutrient and energy intakes of students: contrasts between different brazilian municipalities
Palavras-chave em inglês
adolescence
childhood
diet
energy necessity
food comsuption
food safety
nutritional education
physical development
public health
school meals
status nutritional
Resumo em inglês
Childhood and adolescence are considered periods that involve a series of changes in which some of them are worth enlightening: the physical growth and development that requires a higher intake of energy and nutrients. It is important that these subjects have a balanced food intake concerning energy and nutrients to reassure that the changes such as in body composition and sexual maturation are guaranteed. One of the most important goals of this work is the assessesment of the nutritional status, the energy and nutrients intake, and the macronutrients present in diets of a sample of 1325 students, enrolled in 20 public schools in 10 Brazilian states. The data on the students food intake were obtained using the 24-hour Recall Method. To the nutritional analyses the software Virtual Nutri was used. It was identified among the main findings an average of energy intake (1503.4 kcal) which was considered below the recommended allowance for the group. When the distribution of the students according to the participation of the macronutrients in the total energy value of the diet was analyzed, it was observed that most of them (55%) has inadequate diets, being the worst situations among students of the Northeast Region (Parnaíba and Brasileira) and the North Region (Abaetetuba and Tailândia). The opposite was found among the students from Joinville-SC (71,3% of the group had diets classified as adequate). The analyses of the nutritional status found no prevalence of low weight among the students in the study. Most of them (around 92.6%) were classified as eutrophic and an expected rate (5%) was identified as overweight. Nonetheless among the students from Joinville (14.7%) and Ponte Serrada (16.3%) the results related to overweightness (percentages practically 3 times higher) distinguished by the superiority over the others. Regarding the consumption of minerals, it is surprisingly the low intake of calcium: most of them hadn’t had 50% of the recommended allowance. In relation to the average intake of vitamins the situation can be classified as more regular, except when the reduced intake of folacin and pantotenic acid is considered. The average content of fibers in the diets of all the students is cause of worries especially when the recommended daily allowance (25 to 38g): the highest intake was observed in students from Paraiba (14.3g) and the lowest was identified in students from Joinville. There are no doubts that the group of children and adolescents, especially the ones who attend public schools deserve close attention from the health and educational institutions concerning to food comsuption.
 
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EloiseRibeiro.pdf (1.37 Mbytes)
Data de Publicação
2005-09-29
 
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