• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2002.tde-30122002-092145
Documento
Autor
Nome completo
Simone Gisele de Oliveira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2001
Orientador
Banca examinadora
Santos, Flavio Augusto Portela (Presidente)
Mattos, Wilson Roberto Soares
Simas, Jose Manuel Correia de
Título em português
Utilização de fontes de gordura em dietas com diferentes níveis de fibra para vacas em lactação.
Palavras-chave em português
dieta animal
fibras
lactação animal
suplementos alimentícios para animais
vacas
Resumo em português
O aumento da densidade energética da dieta e proporção de ácidos graxos (AG) insaturados na gordura do leite são alguns dos benefícios associados à suplementação lipídica. Este experimento foi conduzido com o objetivo de se avaliar o efeito da inclusão de fontes de gordura insaturada em dietas com diferentes níveis de fibra sobre a fermentação ruminal, concentração de AGL no sangue e produção e composição do leite. Foram utilizadas 5 vacas da raça Holandesa canuladas no rúmen e duodeno proximal, com média de 101 dias em lactação, produzindo cerca de 22,6 kg/d em um delineamento em Quadrado Latino 5 X 5. As fontes de gordura utilizadas foram a semente de linhaça e óleo de soja, sendo as dietas à base de silagem de milho. Os tratamentos consistiram em: 1 - 40% de concentrado sem semente de linhaça, 2 - 60% de concentrado sem semente de linhaça, 3 - 40% de concentrado com semente de linhaça, 4 - 60% de concentrado com semente de linhaça e 5 - 60% de concentrado com óleo de soja. O pH ruminal foi reduzido e a concentração molar de propionato e butirato aumentaram em função da maior inclusão de grãos à dieta. Houve redução nas concentrações molares de acetato e butirato decorrente da adição de semente de linhaça à dieta. A maior concentração de N-NH3 ruminal foi encontrada para o tratamento com menor nível de fibra na dieta com adição de semente de linhaça. A concentração de AGL no sangue foi maior em dietas com alto nível de fibra. A produção de leite não foi afetada pelos tratamentos (P<0,05), havendo uma tendência de queda (P<0,20) no teor de gordura de leite e uma redução (P<0,05) no teor de proteína quando os animais receberam a dieta contendo óleo de soja. O fornecimento de semente de linhaça nos diferentes níveis de inclusão de concentrado à dieta não apresentou benefícios na produção e composição do leite, havendo um efeito negativo da adição de óleo de soja em relação ao teor de proteína e gordura do leite.
Título em inglês
Differents fat source supplementation in high and low grain diets for lactating dairy cows.
Palavras-chave em inglês
animal diet
animal lactation
cow
feed supplements
fiber
Resumo em inglês
The objective of this study was to evaluate the effect of supplemental polyunsaturated fatty acids for lactating cows fed differents fiber levels. Five lactating Holstein cows cannulated in the rumen and proximal duodenum, averaging 101 days in milk, were used in a 5 x 5 latin square design to evaluated milk yield and composition, rumen fermentation and non esterified fatty acid (NEFA) in the blood. Cows were fed corn silage as forage source and fat sources used were linseed and soybean oil. The treatments were: T1 - 40% concentrate without linseed, T2 - 60% concentrate without linseed, T3 - 40% concentrate with linseed, T4 - 60% concentrate with linseed and T5 - 60 % concentrate whit soybeans oil. Milk production was not affected (P>0,05) by treatments. There was a tendency for reduction of fat content and a significant decrease in milk protein content (P<0,05) for cows fed diets with soybean oil. NEFA and ruminal pH decrease and propionate, butirate e N-NH3 concentration increased in diets with higher concentrates levels. Ruminal acetate e butirate concentration decrease in linseed supplemented diet. Feeding linseed did not improve milk production or composition and soybean oil had a negative impact in fat and protein milk content.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
simone.pdf (204.96 Kbytes)
Data de Publicação
2003-01-30
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • OLIVEIRA, Simone Gisele de, et al. Suplementação com diferentes fontes de gordura em dietas com alta e baixa inclusão de concentrado para vacas em lactação. ARS Veterinária, 2004, vol. 20, nº 2, p. 160-168.
  • OLIVEIRA, Simone Gisele de, SANTOS, F.A.P., e SIMAS, José Manuel Correia de. Principais aspectos relacionados as alterações no perfil de ácidos graxos na gordura do leite de ruminantes. Archives of Veterinary Science, 2004, vol. 9, nº 1, p. 73-80.
  • OLIVEIRA, Simone Gisele de, et al. Suplementação com diferentes fontes de gordura em dietas com alto e baixo concentrado para vacas em lactação. In 38a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Piracicaba, 2001. Anais da 38a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia.Piracicaba : FEALQ, 2001. Resumo.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.