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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.11.2007.tde-28022007-151841
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Yokoyama Sonoda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2007
Orientador
Banca examinadora
Shirota, Ricardo (Presidente)
Cyrino, Jose Eurico Possebon
Lima, Roberto Arruda de Souza
Martins, Maria Inez Espagnoli Geraldo
Scorvo Filho, João Donato
Título em português
Demanda por pescados no Brasil entre 2002 e 2003
Palavras-chave em português
Demanda
Mercados
Peixes
Pescado
Teorias econômicas
Resumo em português
O consumo per capita de pescados no Brasil é relativamente baixo quando comparado com as outras proteínas de origem animais. Do lado da oferta, este fenômeno está relacionado com diversos fatores como, por exemplo, a sobre pesca, a baixa produção nacional, a distância entre centros produtores e consumidores etc. Este trabalho aborda os fatores que estão ligados à sua demanda, tais como: a influência dos preços e da renda da população no seu consumo. Inicialmente, caracterizou-se o problema da oferta de pescados no Brasil. Em seguida, foi feita uma revisão sobre a teoria econômica e o método de cálculo da função e de suas elasticidades para a forma funcional conhecida por Almost Ideal Demand System - AIDS. A partir dos microdados da Pesquisa de Orçamento Familiar - POF 2002-2003, fez-se uma análise descritiva da demanda por pescados no Brasil. Finalmente, foram estimadas as funções demanda e calcularam-se as elasticidades para dois tipos de agrupamentos: um que considerou 5 grupos de proteínas animais e o outro com 7 grupos de alimentos. Estas funções foram estimadas para o Brasil e para duas macro-regiões: Norte-Nordeste e Centro-Sul. Os principais resultados são: o consumo per capita de pescados é baixo porque poucos domicílios consomem pescados. O consumo de pescado da Região Norte-Nordeste é significativamente diferente do padrão observado na Região Centro-Sul do país. Os principais produtos substitutos aos pescados no país são as proteínas mais elaboradas e não as carnes mais tradicionais como a de aves e as vermelhas. Os supermercados são os pontos de vendas mais utilizados pelos consumidores de pescados de renda mais elevada, principalmente na Região Centro-Sul, mas os pequenos estabelecimentos comerciais também possuem grande importância na comercialização de pescados para o consumidor final, principalmente, na Região Norte-Nordeste.
Título em inglês
Brazilian fish demand between 2002 and 2003
Palavras-chave em inglês
Almost Ideal Demand System - AIDS
Demand
Fish
Market
Supply
Resumo em inglês
Per capita consumption of fish in Brazil is relatively small as compared to other animal proteins. On the supply side, this phenomenon can be explained by several factors such as: low national fish production, the distance between fish supply regions and the main consumptions centers etc. This study analyses the influence of prices and population income on the demand of fish in Brazil. First, the problem of fish supply in Brazil is characterized. It is followed by reviews of the relevant economic theory and the methods of the function and the elasticity calculations for a functional form known by Almost Ideal Demand System - AIDS. A descriptive analysis of fish demand in Brazil using the microdata called the Familiar Budget Research - POF 2002-2003 is presented. Finally, demand functions and their elasticities are calculated for two different cases: one considering 5 groups of animal proteins and other with 7 groups of food categories. These functions are estimated for Brazil as a whole and two macro-regions: Northnortheast and Center-South. The main results are: per capita consumption of fish is low in Brazil because few households consume fish. The pattern of fish consumption in the North-Northeast Region is different as compared to the Center-South. The main substitutes for fish are the processed proteins and not the traditional types of meat as chicken and red meat. For high income households located mainly in Center-South Region, fish are mainly purchased in supermarkets. However, small commercial establishments are still important in the fish retail market, especially in the North-Northeast.
 
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DanielSonoda.pdf (737.19 Kbytes)
Data de Publicação
2007-03-07
 
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