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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2014.tde-25072014-171010
Document
Auteur
Nom complet
Gilberto Fernandes da Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2014
Directeur
Jury
Caixeta Filho, Jose Vicente (Président)
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
Bonato, Daniela Bacchi Bartholomeu
Gameiro, Augusto Hauber
Vian, Carlos Eduardo de Freitas
Titre en portugais
Modelo de previsão aplicado ao mercado de transporte rodoviário do açúcar no estado de São Paulo
Mots-clés en portugais
Mercado de fretes do açúcar
Modelo Box-Jenkins
São Paulo
Resumé en portugais
A pesquisa tem como objetivo obter previsões para o mercado de fretes do açúcar para exportação no Estado de São Paulo. Para cumprir tal objetivo, utilizou-se a metodologia Box- Jenkins de séries temporais. O período compreendido na pesquisa foi janeiro de 2006 a setembro de 2013. Foram delimitadas no Estado de São Paulo nove regiões para análise: Ribeirão Preto, Jaú, Araraquara, Presidente Prudente, Araçatuba, Piracicaba, São José do Rio Preto, Pirassununga e Assis. Essas regiões também foram agregadas com o objetivo de obter previsões para o Estado de São Paulo. As previsões foram realizadas fora da amostra correspondendo ao período de outubro de 2012 a setembro de 2013. Os modelos estimados, de forma geral, obtiveram um bom desempenho considerando os cinco primeiros meses de previsão, como o ocorrido nas regiões de Jaú, Araraquara, Piracicaba, Pirassununga e Assis. Dentre as nove regiões analisadas, os modelos ajustados para as Regiões de Piracicaba e Assis apresentaram melhores desempenhos, fato este comprovado pelos menores valores do Erro Quadrático Médio e Soma do Quadrado dos Desvios. Considerando os resultados gerais das nove regiões e da análise do Estado de São Paulo de forma agregada, houve predomínio do emprego do modelo ARIMA como melhor método para a realização de previsões para o mercado de fretes do açúcar. Não obstante, as previsões geradas pela metodologia Box- Jenkins, no curto prazo, constituem em boa ferramenta de auxílio para tomada de decisões e planejamento dos agentes envolvidos no mercado do açúcar.
Titre en anglais
Prediction model applied to the road transport market of sugar in the State of São Paulo
Mots-clés en anglais
Box-Jenkins Methodology
Freight market of sugar
São Paulo
Resumé en anglais
The research aims to obtain predictions for the freights market of sugar for export in the State of São Paulo in Brazil. A Box-Jenkins time series methodology was used to fulfill this objective. The survey was performed from January 2006 through September 2013. Nine regions in São Paulo State were placed for analysis: Ribeirão Preto, Jaú, Araçatuba, Araraquara, Piracicaba, São José do Rio Preto, Pirassununga, Presidente Prudente and Assis and also these regions were aggregated in order to obtain estimates for the State of São Paulo. The predictions were made out of the sample corresponding to the period from October 2012 to September 2013. The estimated models generally presented good performance considering the five first months of forecast, as occurred in the regions of Jaú, Araraquara, Piracicaba, Pirassununga and São José do Rio Preto. Out of the nine regions analyzed, the models adjusted for the regions of Piracicaba and Assis showed better performances, proven by the lowest average square error and Sum of Squares of deviations. Considering the overall results of the nine regions and the analysis of the state of São Paulo aggregated, employment ARIMA model predominated as the best method for performing predictions for the freight market sugar. Nevertheless, the forecasts generated by the Box-Jenkins methodology, in a short term, constitute good tool to aid decision-making and planning of the agents involved in the sugar market.
 
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Date de Publication
2014-08-21
 
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