• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.11.2006.tde-23022006-153300
Documento
Autor
Nome completo
Andreia Cristina de Oliveira Adami
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2005
Orientador
Banca examinadora
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade (Presidente)
Aguiar, Danilo Rolim Dias de
Barros, Geraldo Sant Ana de Camargo
Título em português
Contratos de opção: análise do potencial de sustentação de preços para o mercado de arroz
Palavras-chave em português
aquisição
armazenamento agrícola
arroz
mercado agrícola
política agrícola
Resumo em português
Com o objetivo de analisar o papel dos contratos de opção no mercado de arroz em casca como instrumento de estabilização de preço desenvolveu-se um modelo econômico que explica a alocação das disponibilidades de produto entre os períodos de safra e entressafra, em que as compras do governo podem ser acionadas para que o preço mínimo seja assegurado. As opções teriam o papel de reduzir os riscos de adiar a venda para o período da entressafra. O modelo é aplicado para analisar a operacionalização desse instrumento na safra de 2004/2005. Para isso foi estimada a demanda quinzenal por arroz no mercado nacional. Para a análise foram usadas as seguintes informações: o preço mínimo estabelecido pelo Governo Federal em 2005, os custos de armazenagem quinzenal, a oferta de arroz em casca em 2005, os preços de importação do arroz em casca e as Aquisições do Governo Federal (AGF). Os resultados mostram que os preços de mercado se elevam quando o governo atua através de AGF e as opções de venda servem para que os preços sigam uma trajetória compatível com o armazenamento competitivo. Estimou-se que a probabilidade dos detentores das opções exercerem suas opções é maior quando o Governo não contrata AGF, pois os preços no mercado são menores sem a intervenção do governo. Conclui-se que os dois instrumentos (AGF e opções de venda) podem ser utilizados de forma complementar, com a AGF elevando os preços de mercado no período da safra e os contratos de opção de venda garantindo que os preços sigam uma trajetória de armazenamento competitivo e reduzindo os riscos de preços futuros, já que assegura o preço de exercício da opção que é o preço futuro que deve ser estabelecido a um valor inimamente remunerador para o produtor de arroz em casca.
Título em inglês
Put option contracts: analysis of the price support potential in the rice market
Palavras-chave em inglês
acquisition
agricultural market
agricultural policy
agricultural storing
rice
Resumo em inglês
An economic model was developed to analyze the put option contract role to stabilize prices in the paddy market. The possibility of using Federal Government Acquisitions (AGF) to complement the option instrument was considered. The role of the options was to reduce the risks of storing the product for later sale. The model is applied to analyze the option instrument implementation in the 2004/05 season. A two week demand for rice was estimated for the Brazilian market. The results show that the market prices go up when the government acts through the AGF. The options serve the purpose of making prices follow a compatible path. It was estimated that the probability for the option owners exercise their options is greater when the AGF are not used. One can conclude that these two tools (AGF and put options) can be used in a complementary way, with the AGF raising the market prices in the harvesting period, and the put option contracts making sure that the prices follow a competitive path and reduce the risks of future prices.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
AndreiaAdami.pdf (625.07 Kbytes)
Data de Publicação
2006-03-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.