• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2002.tde-20082002-143906
Documento
Autor
Nome completo
Roberta Wanderley da Costa Marques
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2002
Orientador
Banca examinadora
Caixeta Filho, Jose Vicente (Presidente)
Margarido, Mario Antonio
Toloi, Clelia Maria de Castro
Título em português
Avaliação da sazonalidade do mercado de flores e plantas ornamentais no estado de São Paulo.
Palavras-chave em português
análise de séries temporais
flores
mercado agrícola
plantas ornamentais
Resumo em português
O presente trabalho teve como objetivo principal a avaliação do eventual comportamento sazonal dos volumes e preços praticados na floricultura paulista. Para tal, houve a necessidade de seleção dos produtos e entrepostos a serem trabalhados. Os produtos escolhidos foram: rosa, crisântemo e violeta. Dados referentes à década de 90 foram levantados em entrepostos de comercialização selecionados no Estado de São Paulo: CEAGESP-SP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), Veiling Holambra (cooperativa que comercializa produto de produtores via leilão eletrônico) e a CEASA-Campinas (Central de Abastecimento S.A de Campinas). Além desse objetivo principal, realizou-se a identificação dos períodos sazonais existentes, a identificação das características do comportamento sazonal de volumes e preços e a comparação das características de mercado das principais flores e plantas ornamentais comercializadas nos entrepostos selecionados no Estado de São Paulo. Os resultados do trabalho apontaram períodos diferentes para o volume de rosa, crisântemos e violetas. Por outro lado, para cada tipo de flor, observou-se maiores semelhanças para o período de preços praticados nestes entrepostos. Por exemplo, o período 12 foi encontrado para os preços praticados para rosas nos três entrepostos, isto é, existem picos de preços de 12 em 12 meses em cada um deles. Observou-se também grandes ligações entre as datas festivas e os períodos encontrados, tanto para volumes quanto para preços. Portanto, tal como para a maior parte dos produtos agrícolas, informações a respeito do período sazonal também são de extrema importância ao sistema de comercialização de flores e plantas ornamentais. Tanto produtores como consumidores podem se beneficiar a partir do conhecimento do comportamento mais sistemático que seus produtos de interesse revelam. Conhecendo os picos sazonais de comercialização, o produtor pode organizar sua produção de tal forma que novas oportunidades de negócios sejam configuradas a partir de uma melhor e maior distribuição de picos ao longo do ano. Com um maior número de picos de comercialização durante o ano, a receita anual, além de incrementada, será melhor distribuída ao longo do período.
Título em inglês
Seasonality's evaluation of flowers and ornamental plants market in the state of São Paulo.
Palavras-chave em inglês
agricultural market
flowers
ornamental plants
time series analysis
Resumo em inglês
This dissertation has the main objective to evaluate an eventual seasonal behavior of volumes and price series at floriculture in the state of São Paulo, Brazil. For this reason, a selection of products and trade centers was necessary. The chosen products were: rose, chrysanthemum and violet. Data refering to the decade of 1990 were got from the trade centers selected in the state of São Paulo: CEAGESP-SP -‘ Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo’ - , Veiling Holambra - a cooperative which trades directly from producers through eletronic auction - and CEASA-Campinas - a permanent market of flowers in Campinas. Apart from this principal aim, the identification and characterization of the seasonal period of volumes and prices, and the comparison of market characteristics of main flowers and ornamnetal plants traded in the selected facilities in the state of São Paulo were made. The results of the research pointed distinct periods for the volumes and presented similarity for the price periods. For example, the period of 12 months was found to the price of rose in every trade center. Moreover, it was observed that there are links between comercialdates and the found periods for volumes and prices. Therefore, like for the most agricultural products, it is believed that information about seasonal periods is extremelly important for the trade system of each product. With this knowledge, both, producers and consumers, can benefit themselves. Knowing the seasonal periods, producers can organize their production to make it meet consumers’ demand; consequently, they can create more peaks during the whole year. Increasing the trade peaks, the anual revenue also increases being better distributed during the period.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
roberta.pdf (315.18 Kbytes)
Data de Publicação
2002-08-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.