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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2011.tde-17032011-100958
Document
Auteur
Nom complet
Evandro Camargos Teixeira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2011
Directeur
Jury
Kassouf, Ana Lucia (Président)
Almeida, Eduardo Simões de
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
Spolador, Humberto Francisco Silva
Titre en portugais
Dois ensaios acerca da relação entre criminalidade e educação
Mots-clés en portugais
Criminalidade
Economia
Educação.
Resumé en portugais
A criminalidade é um tema de extrema preocupação para toda a sociedade e vem despertando muito interesse por parte do meio acadêmico, inclusive dos economistas. A literatura econômica do crime é relativamente recente, mas já foi capaz de concluir que a criminalidade possui uma forte relação intrínseca com a educação. Assim, o objetivo dessa tese é analisar tal relação de duas formas distintas: o impacto da educação defasada sobre a criminalidade nos estados brasileiros no período 2001-2005 e o efeito da violência sobre o desempenho escolar dos alunos de São Paulo em 2007. Os resultados demonstram que um aumento da taxa de abandono escolar dos alunos da primeira série do ensino médio é responsável por uma elevação na taxa de homicídios. Além disso, também pode-se concluir que um aumento da violência nas escolas reduz a probabilidade de o aluno apresentar um desempenho satisfatório nas provas de matemática e português.
Titre en anglais
Two essays on the relationship between crime and education
Mots-clés en anglais
Crime
Economics
Education.
Resumé en anglais
Crime is an issue of extreme concern to society and is attracting much interest from academics, including economists. The economic literature of crime is relatively recent, but was able to conclude that crime has a strong intrinsic relationship to education. Thus, the objective of this thesis is to examine this relationship in two distinct ways: the impact of lagged education on crime in the Brazilian states in 2001-2005 and the effect of violence on school performance of students in São Paulo in 2007. The results show that an increase in the dropout rate of students in first grade of secondary school is responsible for an increase in the homicide rate. In addition, one can conclude that an increase in violence in schools reduces the likelihood of the student to present a satisfactory performance on tests of mathematics and portuguese.
 
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Date de Publication
2011-03-18
 
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