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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2016.tde-16032016-170923
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Cristina Galvão
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2015
Director
Tribunal
Almeida, Alexandre Nunes de (Presidente)
Azzoni, Carlos Roberto
Spolador, Humberto Francisco Silva
Título en portugués
Dois ensaios sobre consumo das famílias com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POFs)
Palabras clave en portugués
Consumo Familiar
Custo de Vida
Gênero
Regiões Metropolitanas
Salários
Resumen en portugués
Estudos que abordam o consumo familiar possuem grande importância para o entendimento dos perfis de gastos dos indivíduos brasileiros de diversas regiões e classes econômicas, pois contribuem para compreender os diferentes níveis de desenvolvimento social e econômico nos quais se encontram. Posto isso, o trabalho busca contribuir com esses desenvolvimentos relacionados ao consumo dos indivíduos e famílias na forma de dois ensaios científicos, os quais podem ser lidos individualmente sem perdas de conteúdo entre um e outro. O primeiro capítulo tem como objetivo analisar se os consumidores que vivem em regiões metropolitanas são compensados em seus salários por viver em condições de maiores custos de vida. Devido ao problema de endogeneidade das variáveis de custo e salários, que são determinados simultaneamente no mercado, empregaram-se os métodos dos Momentos Generalizados (GMM) e Mínimos Quadrados em Dois Estágios (2SLS), juntamente com uma estrutura de dados empilhados. Os resultados encontrados indicam que a hipótese de compensação plena é satisfeita estatisticamente apenas para os custos de habitação e saúde, e não para os custos de educação, alimentação e transporte. Já o segundo capítulo tem como objetivo verificar se há diferença entre o impacto da renda masculina e feminina sobre o consumo familiar e, também, analisar o comportamento da família sobre as decisões de consumo. Para alcançar o objetivo, foram estimadas Curvas de Engel na forma linear para doze grupos de consumo e o método de estimação utilizado foi o modelo de Tobit, devido à característica censurada da amostra que continha valores positivos e zero. Neste segundo estudo, verificou-se que o comportamento da família acerca das decisões de consumo difere conforme o grupo de produtos analisado, sendo que as rendas masculinas e femininas são consideradas agrupadas para os grupos de alimentação dentro de casa, roupa de homem, roupa de mulher, gastos escolares, transporte e saúde e não agrupadas para os grupos de alimentação fora, gastos com crianças, cultura e recreação, fumo e álcool, habitação e doações. Para ambos os capítulos a principal base de dados utilizada foi a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para os anos de 1995-1996, 2002-2003 e 2008-2009.
Título en inglés
Two essays on household expenditures in Brazil: analysis using Household Budget Surveys
Palabras clave en inglés
Family Consumption
Gender
Living Cost
Metropolitan Regions
Wages
Resumen en inglés
Studies dealing with household consumption are of great importance for understanding the consumption profiles of Brazilian individuals from different regions and economic classes. Hence, this work, divided in two scientific papers, which can be read independently seeks to contribute with these developments related to the consumption of individuals and families. The first chapter aims to analyze if consumers living in metropolitan areas are compensated for their wages to live in areas of higher living costs. Due to the endogeneity problem of variables cost and wages, which are determined simultaneously in the market, the generalized moment (GMM) and Two Stage Least Squares (2SLS) methods were applied. The results indicate that full compensation hypothesis is satisfied only statistically for housing and health costs, and not for education, food and transportation. The second chapter aims to determine if there is any different impact between male and female income on household consumption and, consequently review the family's behavior on consumption decisions. To achieve the goal, it was estimated Engel curves in linear fashion for twelve group consumption, and the estimation method used was the Tobit model, due to nature of data, i.e., censored observations. In this second study, it was found that the behavior of the family about the consumption decisions differ according to the group analyzed products, and the male and female incomes are considered grouped for household food, men's clothing, women's clothing, school fees, transport and health and not grouped for eating out, spending on children, culture and recreation, tobacco and alcohol, housing and donations. For both chapters the main database used was the POF (Household Expenditure Surveys) undertaken by the IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics) for the years 1995-1996, 2002- 2003 and 2008-2009.
 
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Fecha de Publicación
2016-03-31
 
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