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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2011.tde-12092011-165425
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Maria de Aquino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2011
Orientador
Banca examinadora
Kassouf, Ana Lucia (Presidente)
Ferro, Andrea Rodrigues
Miranda, Silvia Helena Galvao de
Moraes, Márcia Azanha Ferraz Dias de
Pazello, Elaine Toldo
Título em português
Uma ampliação da jornada escolar melhora o desempenho acadêmico dos estudantes? Uma avaliação do programa Escola de Tempo Integral da rede pública do estado de São Paulo
Palavras-chave em português
Educação escolar
Escola de tempo integral
Estudantes - Desempenho
Programas de ensino fundamental - Avaliação
Rendimento escolar.
Resumo em português
O atual desenvolvimento tecnológico e o cenário nada favorável da qualidade de educação no Brasil fazem com que a educação escolar tenha que ser repensada. Na busca por novos desafios, a rede pública do Estado de São Paulo propõe a ampliação da jornada escolar como uma estratégia para uma formação mais completa do aluno, uma formação de qualidade. O objetivo desse estudo é analisar os efeitos da ampliação da jornada escolar sobre o rendimento dos alunos da 8ª série da rede pública estadual paulista. A idéia é avaliar o programa Escola de Tempo Integral, focando o seu impacto sobre a proficiência média das escolas, nas avaliações de português e matemática, e sobre as taxas de aprovação escolar. Para tanto, são aplicados métodos de pareamento (propensity score matching) e análises em painel dos dados do SARESP dos anos de 2007 e 2008, além de uma abordagem, a partir do método de diferenças em diferenças, dos dados do Censo Escolar do Estado de São Paulo, dos anos de 2005, 2007 e 2009. Os resultados mostraram que, para ambos os dados analisados, os alunos das escolas de tempo integral não apresentaram grandes diferenças de resultado, em termos de proficiência e aprovação escolar, relativamente aqueles que freqüentaram as escolas tradicionais. As estimativas obtidas a partir das técnicas de pareamento, aplicadas aos dados do Saresp, mostraram que o programa não teve efeito sobre o desempenho dos alunos em matemática. Na avaliação de língua portuguesa, os resultados foram positivos, mas de pequena magnitude. Com relação aos dados do Censo Escolar, não foram observados efeitos sobre as taxas de aprovação das escolas estaduais paulistas. Uma possível explicação para a ocorrência de resultados discretos do programa estaria no curto período de análise, ou seja, são efeitos de curto prazo. Outra explicação plausível seria o fato de que pouco tempo é despendido em atividades que possam afetar diretamente a proficiência dos alunos. Outros problemas, como a falta de coordenação dentro das escolas, a falta de material de trabalho para as atividades diversificadas das oficinas e, principalmente, a falta de motivação dos alunos também podem estar limitando os ganhos do programa. Ainda que não se tenha observado ganhos expressivos em termos de desempenho escolar, acredita-se que o programa Escola de Tempo Integral tenha outros efeitos importantes, não mensurados nesse estudo, como a inserção futura no mercado de trabalho, a redução do trabalho infantil e ganhos em termos de proteção social.
Título em inglês
Does lengthening the school day improve students' academic performance? An evaluation of the Escola de Tempo Integral program of São Paulo State.
Palavras-chave em inglês
Basic education program evaluation
Full-Time School
School performance.
Schooling
Student performance
Resumo em inglês
The current technological advances and the low quality in the Brazilian education scenario highlight the need of rethinking education in Brazil. In the pursuit of new challenges, the São Paulo State public school system proposed the lengthening of the school day as a strategy for a better and more complete student training. The goal of this study is to analyze the impact of the lengthening of the school day on educational performance of public schools' 8th graders in the São Paulo State. The idea is to evaluate the Full-Time School (Escola de Tempo Integral) program, focusing on schools' average proficiency on language and math scores, and on grade advancement rates. Thus, using the 2007-2008 SARESP test, we perform propensity score matching techniques and panel data analyses to evaluate proficiency, and using the 2005, 2007, and 2009 São Paulo State School Census (Censo Escolar) data, we apply the difference-indifferences methodology to evaluate the effect of the program on grade advancement rates. Results showed that full-time schools' students do not outperform traditional schools' students both on proficiency and grade advancement rate. Estimates for the SARESP matched sample did not show improvements on math performance, but for language there was a small significant effect. When it comes to the School Census data, we found no effect on grade advancement rates. A possible explanation for the small results is that we are evaluating these effects in the short run only. Another plausible explanation relies on the fact that little time is spent on activities which could directly affect students' performance. Limitations to the gains of the program might be arising from the lack of coordination within the schools, the scarcity of working materials for the diversified activities at the courses carried out during the afternoon, and specially the students' discouragement. Even with few expressive results in terms of schooling performance, the Fulltime school program may have other important outcomes not measured on this study such as a better future insertion into the labor market, child labor reduction, and gains in terms of social protection.
 
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Data de Publicação
2011-09-23
 
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