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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
José Eduardo Holler Branco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2007
Orientador
Banca examinadora
Caixeta Filho, Jose Vicente (Presidente)
Aguiar, Edson Martins de
Gameiro, Augusto Hauber
Título em português
Estimativa da demanda de carga captável pela Estrada de Ferro Norte-Sul
Palavras-chave em português
Ferrovias
Logística (administração de empresas)
Programação linear
Transporte de cargas
Transporte ferroviário.
Resumo em português
Este trabalho teve como objetivo principal a estimativa de demanda de carga captável pela Estrada de Ferro Norte-Sul. A análise da quantidade de carga com aptidão para movimentação através do trecho ferroviário foi realizada com o auxílio de um modelo linear de otimização de fluxos em rede. Referenciando-se na abordagem teórica dos modelos de Equilíbrio de Fluxos em Rede propôs-se o uso de um modelo de transporte para quantificar o volume de carga captável pela ferrovia. Os resultados obtidos indicaram fluxos que somam aproximadamente 1,5 milhão de toneladas de cargas através da ferrovia, considerando o ano base de 2005 e a malha ferroviária correspondente ao trecho que se encontra atualmente em operação, que liga Estreito (MA) até São Luís (MA), através da Estrada de Ferro Carajás. Quando se analisou o impacto da expansão da Estrada de Ferro Norte-Sul até Senador Canedo (GO), a demanda de carga captável alcançou 3,1 milhões de toneladas. A análise dos resultados auxiliou na identificação dos principais centróides geradores de carga para a ferrovia, os pontos de transbordo mais representativos da malha e os principais produtos com potencial de movimentação no trecho ferroviário, revelando que o modelo proposto pode ser utilizado como uma importante ferramenta de suporte às atividades relacionadas ao planejamento estratégico de sistemas de transportes.
Título em inglês
Estimating freight demand for North South Railway
Palavras-chave em inglês
Linear programming
Logistics.
Railway
Transportation
Resumo em inglês
The main goal of this thesis was to estimate the freight demand for Brazil's North-South Railway. The evaluation of the amount of cargo that could be attracted by the railway was done through the use of a linear optimization network flow model. During 2005, the results showed a total of 1.2 million tons of inter-reginal flows that have potential to be moved through the rail branch line between Estreito (MA) and São Luís (MA). When the freight demand was measured for the total extension of the railway that is planned to connect Senador Canedo (GO) to São Luís (MA) the total load reached 3.0 million tons. This model has shown to be a practical tool for evaluating the potential flows trough a transportation infrastructure and for identifying the origins and routes related to these flows. The present research also offers valuable inputs for transportation strategic planning.
 
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joseeduardoholler.pdf (1.92 Mbytes)
Data de Publicação
2008-03-20
 
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