Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2003.tde-11072003-140924
Documento
Autor
Nombre completo
Umberto Antonio Sesso Filho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2003
Director
Tribunal
Guilhoto, Joaquim Jose Martins (Presidente)
Barros, Alexandre Lahoz Mendonca de
Crocomo, Francisco Constantino
Marques, Pedro Valentim
Zylbersztajn, Decio
Título en portugués
O setor supermercadista no Brasil nos anos 1990.
Palabras clave en portugués
Brasil
supermercados.
Resumen en portugués
O setor supermercadista no Brasil passou por profundas transformações na
década de 1990 tais como o processo de consolidação das maiores empresas, automação
comercial e uso de transferência eletrônica de informações. O objetivo do estudo foi
analisar o impacto das modificações deste setor sobre a economia utilizando a teoria
insumo-produto. Para tanto, o novo setor Supermercados foi desagregado do setor
Comércio na matriz de insumo-produto do Brasil para os anos de 1990, 1995 e 1999 e os
indicadores econômicos referentes à geração de emprego, renda, produção e impostos e
índices de ligações intersetoriais foram calculados para todos os setores da economia.
Para os anos de 1995 e 1999 também foi aplicada uma nova metodologia para análise
setorial do varejo, a qual consiste em incorporar os valores a preços básicos das
mercadorias comercializadas como custos operacionais do setor supermercadista. Além
disso, foi estimado o produto interno bruto setorial do novo setor Supermercados para os
anos indicados anteriormente. As principais conclusões da pesquisa são de que o setor
Supermercados apresenta grande importância na geração de emprego, renda, produção e
imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) para o período 1990-1999 e
o PIB setorial é de aproximadamente 5% do produto interno bruto nacional. Para o ano
de 1999, valores obtidos pela nova proposta metodológica, os supermercados eram
capazes de gerar 154 empregos totais, cerca de R$ 400 mil em salários e R$ 110 mil em impostos (ICMS) para uma variação da demanda final de um milhão de reais. O maior
impacto da variação da produção dos supermercados em termos de geração de emprego,
renda e produção ocorre sobre os setores Agropecuária, Outros produtos alimentares,
Beneficiamento de produtos vegetais, Indústria de laticínios, Comércio, Serviços
prestados às famílias e Aluguel de imóveis. O impacto sobre a Agropecuária e indústria
de alimentos ocorre principalmente por efeito indireto e sobre os setores de serviços por
efeito induzido. Outras indústrias passam a indicar maior influência das vendas dos
supermercados sobre sua produção, emprego e renda, principalmente Artigos plásticos,
Artigos do vestuário e Serviços prestados às empresas. Isto indica a diversificação dos
produtos comercializados pelos supermercados com itens não-alimentos, principalmente
com a abertura de hipermercados, e maiores gastos com propaganda e outros serviços prestados às empresas.
Título en inglés
The supermarket sector in Brazil in the years 1990.
Palabras clave en inglés
Brazil
supermarkets.
Resumen en inglés
The Supermarket sector in Brazil went through deep transformations in the
decade of 1990, such as: a) the process of consolidation of the largest companies; b)
commercial automation; and c) use of electronic transfer of information. The objective
of the study is to analyze the impact of the modifications occurred in this sector on the
economy, using the input-output theory. To do so, the new Supermarkets sector were
extracted from the Trade sector of the input-output matrix of Brazil for the years 1990,
1995 and 1999 and the economic indicators referring to the employment, income,
production, taxes, and inter-sector linkages were calculated for all the sectors of the
economy. For the years 1995 and 1999 a new methodology was also applied for sectorial
analysis of the supermarket sector, which consists of incorporating the values, at basic
prices, of the goods traded as operational costs in the Supermarket sector. Besides, the
sectorial gross domestic product (GDP) of the new Supermarket sector was estimated for
the years indicated previously. The main conclusions of the research are that the
Supermarket sector is an important one in generating employment, income, production
and sales taxes (ICMS) for the period 1990-1999. The GDP of the Supermarket complex
is of approximately 5% of the national GDP. For the year of 1999, values obtained using
the new methodology show that the supermarkets were capable to generate, for a
variation of R$ 1 million of the final demand: a) 154 new jobs; b) R$ 400 thousand in wages; and c) R$ 110 thousand in taxes (ICMS). The largest impact of the variation of
the supermarkets production in terms of employment generating, income and production
occurs on the following sectors: a) Agricultural; b) Other Food Products; c) Processing
of Vegetable Products; d) Dairy Industry; e) Trade; f) Services Rendered to Families;
and g) Rents. The impact on the Agricultural and Food industry happens mainly by
indirect effect and on the sectors of services by induced effect. Other industries started to
indicate a larger influence of the sales of the supermarkets on its production,
employment and income, mainly in Plastic Goods, Clothing and Services Rendered to
the Companies. This indicates: a) the diversification of the products marketed by the
supermarkets, mainly non-food items, related with the opening of hypermarkets; and b)
larger expenses with marketing and other services rendered to the companies.
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
umberto.pdf (944.33 Kbytes)
Fecha de Publicación
2003-08-12