Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2004.tde-08032004-160249
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Rodrigues Ferro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2003
Orientador
Banca examinadora
Kassouf, Ana Lucia (Presidente)
Fernandes, Reynaldo
Hoffmann, Rodolfo
Título em português
Avaliação do impacto dos programas de bolsa escola no trabalho infantil no Brasil.
Palavras-chave em português
bolsa-escola
política social
trabalho de menor
Resumo em português
Há um consenso na literatura de que a criança que trabalha tem um rendimento
escolar menor, e atingirá um nível de escolaridade final mais baixo do que o alcançado
por aquelas que não trabalham. Conseqüentemente, quando adultos, terão salários
menores do que os indivíduos que começaram a trabalhar mais tarde, e esse mecanismo
é o que também se conhece como ciclo de perpetuação da pobreza. Partindo da hipótese
de que as crianças trabalham para complementar a renda da família - ou seja, trabalham
porque são pobres - as iniciativas que visam o combate ao trabalho infantil ajudam a
diminuir as diferenças entre pobres e não-pobres, uma vez que atua numa de suas
causas. Enfim, são ações capazes de quebrar o ciclo que mantém pobres várias gerações
de uma mesma família. Os programas Bolsa Escola em geral não exigem formalmente
que a criança seja afastada de atividades laborais para que o benefício lhe seja
concedido. Porém, como existe a obrigatoriedade da freqüência escolar, que reduz o
tempo disponível para outras atividades, e é realizada transferência em dinheiro que
substituiria a renda do trabalho da criança, entende-se que a saída do mercado de
trabalho é um efeito colateral ou transbordamento (spillover) de um programa cujo
objetivo explícito é incentivar a demanda por educação formal e aliviar a pobreza
corrente. Avaliou-se o impacto dos programas de bolsa escola sobre o trabalho infantil
no Brasil, utilizando os microdados da PNAD 2001, por meio de duas estratégias
complementares: i) modelo próbite em que a variável dependente é um se a criança trabalha e zero se não trabalha; e ii) regressão por mínimos quadrados ponderados, para
as crianças que trabalham, em que a variável dependente é o número de horas semanais
trabalhadas por mês. É possível concluir que o programa é eficiente na redução do
número de horas mensais de trabalho das crianças, e que uma bolsa adicional diminui
jornada das crianças que trabalham em duas horas na área urbana e três horas na área
rural. No entanto, os testes realizados não foram conclusivos em relação à decisão da
família de inserir suas crianças no mercado de trabalho.
Título em inglês
Impact evaluation of bolsa escola programs on child labor in Brazil.
Palavras-chave em inglês
child labor
social policy
Resumo em inglês
There is a consensus in the literature that if a child works his/her level of
schooling will decrease and consequently he/she will receive lower wages in adult life,
forcing their children to work to guarantee family subsistence. Based on the hypothesis
that children work to complement family income, the initiatives to eradicate child labor
helps to diminish the differences between the poor and non-poor. The minimum income
for school attendance programs - like bolsa escola in Brazil - in general do not request
formally that the child quits his/her job to receive the benefit. However, since school
attendance is mandatory, which reduces the available time for other activities, and there
is a cash transfer that substitutes the childs income from work, the decrease in the labor
market participation is a spillover effect of the program, whose objectives are to
stimulate the demand for formal education and to alleviate current poverty. As a way to
evaluate the impact of the bolsa escola programs on the child labour in Brazil, based on
microdata from PNAD 2001, a regression model was estimated by weighted least
squares for the weekly hours worked by children and a probit model for the familys
decision of childrens participation in the labor force. It is possible to conclude that the
program is really efficient to decrease childrens weekly hours of work, but the test for
participation in the labor force was inconclusive. An additional bolsa has diminished in two hours the weekly hours worked by children in rural areas and in three hours in urban
areas.
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Data de Publicação
2004-03-30