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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2016.tde-07062016-153253
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Andres Oñate Paredes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2016
Orientador
Banca examinadora
Spolador, Humberto Francisco Silva (Presidente)
Brisolara, Cláudio Silveira
Vian, Carlos Eduardo de Freitas
Almeida, Alexandre Nunes de
Bragagnolo, Cassiano
Título em português
Avaliação de impacto do Proagro Mais: um estudo de caso
Palavras-chave em português
Avaliação de impacto
DID
Proagro Mais
PSM
Resumo em português
Esta pesquisa avalia o impacto do "Programa de Garantia da Atividade Agropecuária" para agricultores familiares, conhecido como Proagro Mais. A relevância do trabalho fundamenta-se no considerável tamanho do Programa dentro do contexto das políticas de gestão de risco agrícola no Brasil. Além disso, é a primeira pesquisa desse tipo na literatura científica do país. A amostra é formada por produtores de milho do Estado do Paraná, tendo como linha base o ano de 2003, uma vez que é o ano anterior ao lançamento do Proagro Mais, e o ano de 2005 como ano de impacto. A base de dados utilizada neste estudo foi fornecida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), cujas variáveis relevantes incluem características da cultura e dos agricultores familiares, como área financiada, atividades agrícolas complementares, educação e rendimento esperado. Adicionalmente, a partir de outras fontes públicas, foram adicionadas variáveis meteorológicas e regionais para controlar a localização da fazenda. O objetivo da pesquisa é avaliar o impacto do Proagro Mais sobre o montante de crédito por hectare concedido aos beneficiários do Programa. As metodologias usadas incluem o Propensity Score Matching (PSM), a Diferença das Diferenças (DID) e dois estimadores condicionais do DID com PSM usando dados em painel e repeated cross-section. As estimativas econométricas mostram que o Efeito Médio do Tratamento nos Tratados (EMTT) teve sinal negativo na maioria dos modelos revelando que, após o período de perda de rendimento, o grupo de controle teve um valor médio mais elevado de crédito por hectare do que os beneficiários do Proagro Mais. Os resultados sugerem a existência de mecanismos que poderiam complementar ou substituir o Proagro Mais como instrumento de gestão de risco agrícola, mas também podem sugerir que o Programa avaliado não cubra todos os riscos do setor.
Título em inglês
Impact evaluation of Proagro Mais: a case study
Palavras-chave em inglês
DID
Impact evaluation
Proagro Mais
PSM
Resumo em inglês
This research evaluates the impact of the "Farm Activity Guarantee Program for Smallholders" or Proagro Mais. The relevance of this research relies on the considerable size of the program within the context of agricultural risk management policies in Brazil. This research is also the first of its kind in the scientific literature in Brazil. It was used a sample of small-scale corn producers from the State of Paraná. It was assumed 2003 as the baseline since it is the year prior to the launch of Proagro Mais, and 2005 as the endline. The database used in this study was provided by the Federal Accounting Court of Brazil (TCU). The relevant variables include crop and growers characteristics such as area financed, complementary agricultural activities, education, and expected yield. It was also added meteorological and regional variables from other public sources to control farm location. The main objective of the research is to evaluate the impact of Proagro Mais on the amount of credit per hectare granted to the beneficiaries of the Program. The methodology includes Propensity Score Matching (PSM), Difference-in-Difference (DID), and two conditional DID along PSM estimators, using longitudinal and repeated cross-sections data. The econometric estimates show that the Average Treatment Effect on the Tread (ATET) was negative. This suggests that after the yield loss period, the control group got a higher average amount of credit per hectare than Proagro Mais beneficiaries. Thus, the question that arises is whether there may be other agricultural risk management mechanisms more suited for smallholders than Proagro Mais, or whether the evaluated program could not achieve its main goal because it does not cover all risks faced by its beneficiaries.
 
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Data de Publicação
2016-06-23
 
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