• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2016.tde-03102016-112606
Documento
Autor
Nombre completo
Nadja Nara Lima Heiderich
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2016
Director
Tribunal
Caixeta Filho, Jose Vicente (Presidente)
Ávila, Ednilson Sebastião de
Branco, José Eduardo Holler
Cunha, Lilian Maluf de Lima
Façanha, Sandra Lilian de Oliveira
Título en portugués
Logística reversa no setor automobilístico brasileiro: uma aplicação para o estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
End of Life Vehicle (ELV)
Logística reversa
Setor automobilístico
Resumen en portugués
A presente pesquisa teve como principal objetivo propor uma estrutura inicial para a implantação da logística reversa no setor automobilístico brasileiro. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa misto, compreendendo tanto a pesquisa qualitativa como a quantitativa. Para a parte qualitativa foram aplicados questionários a empresas do setor automobilístico, uma representando as montadoras, outra representando as seguradoras, desmanches e uma empresa que opera com sucata, no intuito de captar a percepção das mesmas quanto ao tema. Para a parte quantitativa, o ferramental utilizado foi o método de programação linear, sendo a aplicação do modelo realizada para o estado de São Paulo, devido à sua representatividade no setor automobilístico brasileiro e às ações já encaminhadas, neste estado, no sentido de implantação de uma logística reversa de automóveis de forma padronizada. Foram especificados seis cenários, para melhor análise do modelo, considerando, diferentes disponibilidades na oferta de automóveis, na capacidade instalada de sucateiros e no número de sucateiros. Na parte qualitativa, os resultados apontaram para a divergência quanto à opinião dos agentes, sugerindo que não há um consenso formado quanto à implantação da logística reversa no setor automobilístico brasileiro. Na parte quantitativa, os resultados da aplicação do modelo matemático apontam para a viabilidade de implantação deste processo e para a necessidade de ampliação da capacidade de instalada para reciclagem de metais.
Título en inglés
Reverse logistics in the Brazilian automotive sector: an application to the State of São Paulo
Palabras clave en inglés
Automotive sector
End of Life Vehicle (ELV)
Reverse logistics
Resumen en inglés
This research aimed at proposing an initial framework for the implementation of reverse logistics in the Brazilian automotive industry. For this, it was used the mixed research method, comprising both qualitative and quantitative research. For the qualitative part, questionnaires were applied to companies in the automotive sector, representing the automakers, another representing insurers, miscarriages and also a company that operates scrap in order to capture the perception of them for the subject. In the quantitative part, the tool used was the linear programming method, being the application made to State of São Paulo, due to its share in the Brazilian automotive industry and the actions already under way in this state, to implement reverse logistics vehicles in a standardized way. Six scenarios were specified, for better analysis of the model, considering different availabilities in car supply, the installed capacity of scrap and the number of scrap dealers. In the qualitative part, the results pointed to the divergence for the views of the agents, suggesting that there is no consensus formed about the implementation of reverse logistics in the Brazilian automotive industry. In the quantitative part, the results of the application of the mathematical model point out to the implementation of this process feasibility and the need for the increase in the installed capacity for metal recycling.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-10-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.