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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2016.tde-03102016-112606
Documento
Autor
Nome completo
Nadja Nara Lima Heiderich
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2016
Orientador
Banca examinadora
Caixeta Filho, Jose Vicente (Presidente)
Ávila, Ednilson Sebastião de
Branco, José Eduardo Holler
Cunha, Lilian Maluf de Lima
Façanha, Sandra Lilian de Oliveira
Título em português
Logística reversa no setor automobilístico brasileiro: uma aplicação para o estado de São Paulo
Palavras-chave em português
End of Life Vehicle (ELV)
Logística reversa
Setor automobilístico
Resumo em português
A presente pesquisa teve como principal objetivo propor uma estrutura inicial para a implantação da logística reversa no setor automobilístico brasileiro. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa misto, compreendendo tanto a pesquisa qualitativa como a quantitativa. Para a parte qualitativa foram aplicados questionários a empresas do setor automobilístico, uma representando as montadoras, outra representando as seguradoras, desmanches e uma empresa que opera com sucata, no intuito de captar a percepção das mesmas quanto ao tema. Para a parte quantitativa, o ferramental utilizado foi o método de programação linear, sendo a aplicação do modelo realizada para o estado de São Paulo, devido à sua representatividade no setor automobilístico brasileiro e às ações já encaminhadas, neste estado, no sentido de implantação de uma logística reversa de automóveis de forma padronizada. Foram especificados seis cenários, para melhor análise do modelo, considerando, diferentes disponibilidades na oferta de automóveis, na capacidade instalada de sucateiros e no número de sucateiros. Na parte qualitativa, os resultados apontaram para a divergência quanto à opinião dos agentes, sugerindo que não há um consenso formado quanto à implantação da logística reversa no setor automobilístico brasileiro. Na parte quantitativa, os resultados da aplicação do modelo matemático apontam para a viabilidade de implantação deste processo e para a necessidade de ampliação da capacidade de instalada para reciclagem de metais.
Título em inglês
Reverse logistics in the Brazilian automotive sector: an application to the State of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Automotive sector
End of Life Vehicle (ELV)
Reverse logistics
Resumo em inglês
This research aimed at proposing an initial framework for the implementation of reverse logistics in the Brazilian automotive industry. For this, it was used the mixed research method, comprising both qualitative and quantitative research. For the qualitative part, questionnaires were applied to companies in the automotive sector, representing the automakers, another representing insurers, miscarriages and also a company that operates scrap in order to capture the perception of them for the subject. In the quantitative part, the tool used was the linear programming method, being the application made to State of São Paulo, due to its share in the Brazilian automotive industry and the actions already under way in this state, to implement reverse logistics vehicles in a standardized way. Six scenarios were specified, for better analysis of the model, considering different availabilities in car supply, the installed capacity of scrap and the number of scrap dealers. In the qualitative part, the results pointed to the divergence for the views of the agents, suggesting that there is no consensus formed about the implementation of reverse logistics in the Brazilian automotive industry. In the quantitative part, the results of the application of the mathematical model point out to the implementation of this process feasibility and the need for the increase in the installed capacity for metal recycling.
 
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Data de Publicação
2016-10-11
 
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