• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2014.tde-03062014-153434
Documento
Autor
Nombre completo
Victor Azambuja Gama
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2014
Director
Tribunal
Kassouf, Ana Lucia (Presidente)
Miranda, Silvia Helena Galvao de
Santos, Marcelo Justus dos
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
Spolador, Humberto Francisco Silva
Título en portugués
Os efeitos da qualidade da educação sobre a acumulação de capital humano e o crescimento econômico no Brasil
Palabras clave en portugués
Capital humano
Desenvolvimento Econômico
Educação
Resumen en portugués
O objetivo do presente trabalho é analisar empiricamente a relação entre indicadores de qualidade da educação e o crescimento econômico no Brasil, com ênfase em medidas de qualidade da educação, representadas pelos resultados de provas em proficiência escolar ao nível dos estados brasileiros. A análise empírica, seguindo os conceitos de Hanushek e Kimko (2000) sobre a qualidade da educação, utilizou como referência metodológica dois modelos macroeconômicos tradicionais da análise do crescimento com capital humano: (i) o modelo de crescimento baseado na equação de Mincer; (ii) modelo de Solow estendido sugerido por Mankiw, Romer e Weil (1992). Utilizando a metodologia de dados em painel, os resultados sugerem que a quantidade de capital humano teve uma contribuição maior para o crescimento do produto por trabalhador do que a qualidade da força de trabalho. Alguns fatores que podem explicar a baixa contribuição da qualidade do capital humano para o crescimento são: o curto período de análise, a dificuldade em se obter medidas mais precisas de qualidade do capital humano, e na média, a qualidade do capital humano no país é comparativamente baixa (em relação a outros países), como resultado das muitas e reconhecidas deficiências do sistema educacional brasileiro.
Título en inglés
The effects of the education quality on human capital accumulation and economic growth in Brazil
Palabras clave en inglés
Economic Development
Education
Human capital
Resumen en inglés
This research aims analyze empirically the relationship between indicators of education quality and economic growth in Brazil, emphasizing the measures of education quality represented by the results on school proficiency tests at the Brazilians states level. The empirical analysis, following the concepts of Hanushek e Kimko (2000) about quality education, was based on two traditional macroeconomic growth models with human capital: (i) the growth model based on the Mincer equation, (ii) extended Solow model suggested by Mankiw, Romer and Weil (1992). Using the panel data methodology, the results suggest the quantity of human capital had a greater contribution to the output per worker growth than the labor force quality. Some factors that may explain the low contribution of human capital quality to growth is the short period of analysis, the difficulty to define quality measures of human capital, and, on average, the quality of human capital in the country which is relatively low (compared with other countries), as a result of the many and recognized deficiencies of the Brazilian educational system.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-06-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.