• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.109.2019.tde-26042019-080741
Documento
Autor
Nombre completo
Vinicius da Silva Musa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Menezes, Rafael Pombo (Presidente)
Greco, Pablo Juan
Puggina, Enrico Fuini
Reis, Heloisa Helena Baldy dos
Título en portugués
O jogo ofensivo e defensivo nas categorias de base do handebol paulista: concepções e atuação dos treinadores
Palabras clave en portugués
Ensino-aprendizagem-treinamento
Fase defensiva
Fase ofensiva
Formação profissional
Handebol
Treinador
Resumen en portugués
Durante o processo de ensino-aprendizagem-treinamento (EAT), o treinador tem o papel de planejar e conduzir as atividades, principalmente no início dessa prática. No Brasil, para que se exerça essa função deve-se obrigatoriamente concluir a formação acadêmica. Especificamente no handebol enfatiza-se as vivências como atleta e profissional na atuação dos treinadores. Ainda notam-se poucos incentivos na formação desses por parte dos órgãos que regulamentam a modalidade esportiva no país, fazendo com que busque-se conhecimentos de forma particular e isolada, os quais podem não condizer com a realidade de seus ambientes profissionais. Com isso este estudo buscou compreender a atuação dos treinadores das categorias de base de handebol no Brasil, o que eles esperam de seus jogadores diante diferentes contextos e de como ensinam. Para isso realizou-se uma revisão sistemática acerca da temática, seguida da entrevista com treinadores das diferentes categorias de base do handebol no estado de São Paulo. Na tabulação e interpretação dos dados foi utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Na revisão sistemática identificou-se a necessidade de pesquisas que visem compreender a atuação dos treinadores do handebol brasileiro, principalmente nas categorias de base, uma vez que os trabalhos encontrados são predominantemente originários dos países europeus e/ou com treinadores experiente e que realizam seu trabalho com equipes adultas. Quanto à atuação dos treinadores de handebol nas categorias de base observou-se que os conteúdos exigidos pelos treinadores quando trabalhando suas equipes na fase defensiva e na fase ofensiva leva em consideração o processo maturacional e o tempo de vivência no handebol, porém ao analisarmos como são ensinados os conteúdos esperados, os discursos expressaram que o trabalho realizado pauta-se no ensino exclusivo de conteúdos específicos do handebol, o que não corresponde às demandas apresentadas em cada faixa etária, principalmente nas mais jovens. Conclui-se que no trabalho com as categorias de base do estado de São Paulo preocupa-se com a especificação da prática ao invés de diversificação, o que contrapõe os apontamentos feitos pela literatura de que esse tipo de treinamento pode levar os jogadores a praticarem o handebol de forma específica, existindo a possibilidade de conduzir os praticantes à especialização esportiva precoce.
Título en inglés
The attack and defense in State of São Paulo handball youth player category: coaches' conceptions and acting
Palabras clave en inglés
Attack
Coach
Defense
Handball
Professional qualification
Teaching-learning-training
Resumen en inglés
In the Teaching-Learning-Training (TLT) process, coaches must plan and conduct the activities, mainly in the beginning of this practice. In Brazil, it is mandatory to complete the academic formation in order to perform this function. Specifically in handball it is reported that the athlete and professional experiences takes an important role in their professional activities. It is also noted that the Federations and Confederations do not help the coaches in their professional formation, making them seek for knowledge in a particular and isolated way, which may not match with their professional needs. This study look for understanding the youth teams coaches' performance, what they expect of their players against some scenarios and how they teach those. For this, a systematic review about the theme has been made, followed by an interview with the Sao Paulo state youth team coaches. For the data tabulation and interpretation, it was used the Collective Subject Discourse (CSD). In the systematic review has been identified that there is a need for more research with to aim of understanding the coaches performance, mainly with the youth teams coaches, once that the publications about the theme are mostly from european countries and/or with experienced adult teams coaches. Concerning the youth teams coaches performance it was observed that they takes into account the maturational process and the handball experience time as they work their teams in the offensive and defensive phases, but if we analyze the way that they teach it, the discourses express that the activities are based on teaching many specific tasks, which do not correspond to the age needs, mainly in the youngers. It is concluded that Sao Paulo state youth teams work is concerned with the practice specification instead of the diversification, contrasting the literature appointments which says that this type of training may lead the players to a specific way of practice and conduct them to an early sports specialization.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
segunda.pdf (922.53 Kbytes)
Fecha de Publicación
2019-08-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.