• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.109.2020.tde-07042020-094150
Documento
Autor
Nombre completo
Mayara Gonçalves Madeira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Menezes, Rafael Pombo (Presidente)
Ginciene, Guy
Greco, Pablo Juan
Morato, Márcio Pereira
Título en portugués
Conteúdos e métodos de ensino preconizados por treinadores de handebol nas categorias sub-14 e sub-16
Palabras clave en portugués
Handebol
Pedagogia do Esporte
Processo de ensino-aprendizagem
Resumen en portugués
O handebol é caracterizado como um jogo coletivo esportivizado (JCE) de invasão, no qual há relações de cooperação e de oposição. O cenário complexo e imprevisível do handebol é influenciado pelos elementos técnicos e pelos elementos técnico-táticos inerentes à cada fase do jogo (ofensiva, defensiva e transições), nas quais os jogadores devem tomar decisões para solucionar as situações-problema que aparecem. Nesse contexto, o treinador tem o papel pedagógico importante no processo de ensino-aprendizagem, que é inerente a cada faixa etária e considera capacidades cognitivas e motoras dos jogadores e conteúdos específicos, ensinados a partir de diferentes métodos de ensino. A observação dos elementos técnico-táticos do jogo pode revelar informações sobre o desenvolvimento dos jogadores, da equipe e fornecer importantes parâmetros para o treinamento das equipes. Esta pesquisa objetiva a identificação do processo de ensino-aprendizagem durante a formação de jogadores das categorias sub-14 e sub-16 a partir da opinião de treinadores da categoria, de modo a elencar os conteúdos e os métodos de ensino relevantes e priorizados nas categorias em questão. Para a análise das entrevistas com os treinadores selecionados foi utilizado o método de Análise Temática (AT). Desta maneira foi possível observar que, de modo geral, na categoria sub-14 ofensivamente os treinadores se dividem quanto à preferência dos fundamentos técnico-táticos individuais, meios táticos de grupo e aspectos cognitivos e tomada de decisão, já na fase defensiva priorizam os aspectos cognitivos e tomada de decisão. Utilizando o TGfU para o ensino destes, sendo que os métodos tradicionais pouco aparecem. Na categoria sub-16, os meios táticos de grupo e aspectos cognitivos e tomada de decisão são os que mais ocorrem na fase ofensiva e defensiva. Igualmente à categoria sub-14, o TGfU é preferido em relação aos métodos tradicionais.
Título en inglés
Content and teaching methods recommended by handball coaches in the under-14 and under-16 categories
Palabras clave en inglés
Handball
Sport pedagogy
Teaching-learning process
Resumen en inglés
Handball is an invasion team sport, with relations of cooperation and opposition between players. The complex and unpredictable scenario of handball is influenced by the technical and tactical elements of each phase of the game (offensive, transitions and defensive), in which players must make decisions to solve specific problems. In this way, the coach has an important pedagogical role of the teaching-learning-training process, specific to each age group, considering the cognitive and motor abilities of players, starting from general and specific contents taught from of different teaching approaches. The observation of the technical and tactical elements of the game can reveal informations about the development of the players, and provide important parameters for coaches. The aim of this research project was to identify the pedagogical procedures adopted by coaches of handball U-14 and U-16 teams to identify the contents and the teaching approaches prioritized. Thus, for the analysis of coaches speeches was used the Thematic Analysis (TA) method. Thus, it was possible to observe that, in general, offensively, in the under-14 category the coaches are divided as to the preference of the individual technical-tactical fundamentals, group tactical means and cognitive development and decision-making, while in the defensive phase they prioritize the cognitive development and decision making. Using TGfU for their teaching, and the traditional methods appear little. In the under-16 category, the group tactical means and cognitive development and decision making are the ones that occur most in the offensive and defensive phase. Like the under-14 category, TGfU is preferred over traditional methods.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
primeira.pdf (1.44 Mbytes)
Fecha de Publicación
2020-05-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.