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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.108.2016.tde-03082016-110202
Documento
Autor
Nome completo
Fábio Luís Giordani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Frias, Antônio Carlos (Presidente)
Junqueira, Simone Rennó
Yasui, Érika Miti
Título em português
Avaliação da percepção sobre acesso aos serviços de saúde nas Unidades de Saúde USF Paranapiacaba, US Vila Helena e CEO Vila Guilherme
Palavras-chave em português
Acesso aos Serviços de Saúde
Acolhimento
Atenção Primária à Saúde
Resumo em português
A busca por um serviço adequado às necessidades dos usuários, com qualidade, resolutivo e capaz de estabelecer um novo processo de trabalho centrado no usuário gerou um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) caracterizado pelo acesso universal, onde a utilização dos serviços de saúde representa o centro do funcionamento dos sistemas de saúde. Este estudo do tipo quali-quantitativo, tem por objetivo analisar o acesso aos serviços e o que ele representa em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Procurou-se destacar as dificuldades e os possíveis meios facilitadores para sua prática diária na perspectiva de profissionais de saúde e usuários em três unidades de saúde, com diferentes estratégias de atendimento. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas semiestruturadas e abertas, cujos resultados foram submetidos à análise quantitativa, pela técnica descritiva de análise de frequência, e análise qualitativa pela técnica da análise do conteúdo. Durante a aplicação dessa modalidade qualitativa de pesquisa aplicada aos profissionais surgiu uma categoria: Qualificação do acesso, meios inclusivos e meios excludentes. Em relação aos usuários as categorias emergentes foram as que constituem as dimensões do acesso sistematizado por Fekete: geográfica, organizacional (obstáculos na entrada e pós-entrada), sociocultural e econômica. Os resultados encontrados foram os seguintes: Para os profissionais foi garantir o acesso aos serviços com qualidade. Essa pesquisa demonstrou que a falta de informação é um obstáculo para os usuários acessarem os serviços de saúde. Verificou-se também a dificuldade que usuários possuem em acessar os serviços especializados. Notou-se a importância do acolhimento e o estabelecimento de vínculo entre profissionais e usuários para um melhor atendimento.
Título em inglês
Evaluation of perception of access in health facilities USF Paranapiacaba, US Vila Helena and CEO Vila Guilherme
Palavras-chave em inglês
Access to Health
Primary Health Care
Reception
Services
Resumo em inglês
The search for an adequate service to the needs of users with quality, resolute and able to establish a new work process focused on user generated one of the principles of the Unified Health System (SUS) characterized by universal access, where the use of service health is the center of the functioning of health systems. This study of qualitative and quantitative, aims to analyze access to services and what it represents in relation to the Unified Health System (SUS). Sought to highlight the difficulties and possible facilitators means for their daily practice from the perspective of health professionals and patients in three health units with different strategies of care. Questionnaires were applied with semi-structured questions closed and open, the results were subjected to quantitative analysis by descriptive technique of frequency analysis, qualitative analysis and the analysis of the technical content. During the application of qualitative research method applied to professional came a category: Access Qualification, inclusive and exclusive media means. Regarding users emerging categories were those which constitute the dimensions of access systematized by Fekete: geographic, organizational (obstacles in the entry and post-entry), socio-cultural and economic. The results were as follows: For professionals was to ensure access to quality services. This research has shown that lack of information is an obstacle for users to access health services. There was also the difficulty that users have in accessing specialized services. It was noted the importance of acceptance and the establishment of relationship between professionals and users to a better care.
 
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Data de Publicação
2016-08-26
 
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