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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.107.2017.tde-07072017-160940
Documento
Autor
Nome completo
Elisa Vanzella de Lucena
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Bliacheriene, Ana Carla (Presidente)
Bryan, Newton Antonio Paciulli
Carneiro, Cynthia Soares
Fernandes, Reynaldo
Título em português
O Banco Mundial e as políticas públicas para a educação básica no Brasil: reflexões sobre o papel do Estado e o direito à educação
Palavras-chave em português
Banco Mundial
Direito à educação
Educação básica
Globalização
Políticas públicas
Resumo em português
Essa pesquisa investiga a relação entre o Banco Mundial e a educação básica brasileira, em um contexto de mundialização, focando-se nas diretrizes legais das políticas públicas de educação básica e no papel do Estado quanto a estas. Para tanto, analisa os relatórios anuais, declarações oficiais do Banco Mundial, bem como os projetos na área da educação básica vigentes no Brasil, inferindo a partir desses as diretrizes do Banco Mundial para as políticas públicas de educação básica no Brasil as quais são depreendidas das propostas e documentos do Banco Mundial para a área nos últimos 15 anos. Realiza, então, análise comparativa de tais diretrizes com o arranjo legal básico das políticas públicas de educação básica.
Título em inglês
The World Bank and the public policies to basic education in Brazil: thoughts on the role of State and the right to education
Palavras-chave em inglês
Basic education
Globalization
Public policy
Right to education
World Bank
Resumo em inglês
This research investigates the relationship between the World Bank and the Brazilian basic education, in a context of globalization, focusing on the legal guidelines of public policies on basic education and the State's role. It analyzes World Bank's annual reports, official statements, as well as its projects in the area of basic education in force in Brazil, inferring from these the World Bank's guidelines for public policy of basic education in Brazil flowing from those proposals and World Bank documents to the area in the last 15 years. Then it performs comparative analysis of these guidelines with the basic legal arrangement of public policies for basic education.
 
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Data de Publicação
2017-08-29
 
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