• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.107.2019.tde-06022019-085253
Documento
Autor
Nome completo
Misaac Dezsa Cavalcante Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2017
Orientador
Banca examinadora
Coelho, Nuno Manuel Morgadinho dos Santos (Presidente)
Beçak, Rubens
Arantes, Bruno Camilloto
Oliveira, Rafael Tomaz de
Título em português
O acesso ao cargo público no Estado de Bem-Estar Social sob a perspectiva da teoria da justiça de Rawls
Palavras-chave em português
Cargo público
Cotas
Igualdade
Rawls
Resumo em português
O presente estudo tem como objetivo a análise da questão da igualdade no acesso ao cargo público sob a perspectiva da teoria da justiça de John Rawls, com o propósito de verificar se as ações afirmativas de reserva de vagas em concursos públicos são justas de acordo com a referida teoria. Trata-se de pesquisa teórica que se desdobra em quatro fases. Na primeira, analisa-se a teoria da justiça de Rawls no tocante a seus elementos centrais e às ideias políticas que podem tê-la influenciado. Na segunda, analisam-se modelos de Estado e de administração pública como um modo de subsidiar as discussões relacionadas ao cargo público. Na terceira, busca-se discutir o acesso ao cargo público mediante concurso público e sua relação com os princípios da justiça de Rawls. Na quarta, passa-se à análise da conformidade das ações afirmativas com a teoria da justiça e à análise da reserva de vagas (cotas) para negros em concursos públicos federais no Brasil. Considera-se, ao final, que as cotas, na maior parte dos casos, violam a igualdade equitativa de oportunidades segundo a perspectiva da teoria da justiça de Rawls.
Título em inglês
The access to public office in the Welfare State under the perspective of Rawls theory of justice
Palavras-chave em inglês
Equality
Public office
Quotas
Rawls
Resumo em inglês
The present study aims to analyze the matter of equality in the access to public office under the perspective of John Rawls theory of justice, with the intention of verifying if job reservation affirmative actions in public civil service examinations are fair according to the above mentioned theory. It is a theoretical research which unfolds in four phases. In the first one, Rawls theory of justice is analyzed regarding its central elements and the political ideas that might have influenced it. In the second one, state and public administration models are analyzed as a way of subsidizing the discussions related to public office. In the third one, it tries to discuss the access to public offices by means of public civil service examinations and their relation to Rawls principles of justice. In the fourth one, the conformity of affirmative actions with the theory of justice and the reservation for blacks (quotas) in federal civil service examinations in Brazil are analyzed. It is considered, in the end , that quotas, in most cases ,do violate fair equality of opportunity according to the perspective of Rawls theory of justice.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-02-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.