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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.106.2019.tde-04102019-085434
Documento
Autor
Nome completo
Daniele Tubino Pante de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Jacobi, Pedro Roberto (Presidente)
Furlan, Sueli Angelo
Giatti, Leandro Luiz
Sanchez, Solange Santos Silva
Toledo, Renata Ferraz de
Travassos, Luciana Rodrigues Fagnoni Costa
Título em português
Caminhos para a transformação de uma realidade local: uma experiência de aprendizagem social para a sustentabilidade na comunidade da Lomba do Pinheiro - o caso do Arroio Taquara
Palavras-chave em português
aprendizagem social
aprendizagem transformadora
diálogo
iniciativas comunitárias
sustentabilidade
vulnerabilidade
Resumo em português
A presente Tese é composta por dois artigos que foram escritos em torno de um objetivo comum: o de refletir sobre a relação entre processos de aprendizagem e o desenvolvimento de práticas para a sustentabilidade. O tema é estudado no contexto de processos de aprendizagem coletiva presentes em uma iniciativa localizada no bairro Lomba do Pinheiro, na cidade de Porto Alegre/RS, cujo objetivo é a recuperação socioambiental da área compreendida por uma bacia local: a bacia do Arroio Taquara. O caso do Arroio Taquara compreende um quadro típico de vulnerabilidade socioambiental e representa um problema premente em grande número de cidades brasileiras: a ampla degradação ambiental e contaminação de cursos dágua urbanos. A hipótese utilizada nesta pesquisa é de que processos de aprendizagem social constituem um vetor para promover avanços em práticas de sustentabilidade em comunidades urbanas em áreas de vulnerabilidade socioambiental. Na comunidade da Lomba do Pinheiro, o grupo que lidera a iniciativa denominado de Grupo de Trabalho da Bacia do Arroio Taquara (GT) é composto por moradores, técnicos de setores do poder público e membros de instituições de ensino. A integração desses atores acontece em um ambiente dialógico. A atuação do grupo é pautada por uma abordagem prática-reflexiva voltada à implementação de uma série de ações que buscam o engajamento crítico da comunidade local e de interessados, tendo em vista a geração de melhorias das condições socioambientais locais e a promoção de práticas mais sustentáveis. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso e os instrumentos metodológicos utilizados foram: observação participante, entrevistas semiestruturadas e em profundidade, grupo focal e painel de especialistas. A pesquisa adotou uma estrutura analítica multidimensional que incluiu as dimensões individual, coletiva e territorial. O primeiro artigo que compõe a Tese buscou (1) analisar criticamente e avaliar, desde a perspectiva da aprendizagem social, o processo local promovido pelo GT e (2) identificar como as condições locais, em grande parte determinadas por um contexto de vulnerabilidade, influenciaram as práticas coletivas de aprendizagem. Esse artigo destacou uma série de fatores que facilitaram a promoção da aprendizagem entre os membros do GT e o avanço do movimento no território. Também, ressaltou os bloqueios a esse processo no contexto estudado. O segundo artigo buscou identificar lições a partir dos processos investigados com base em conceitos derivados das obras de Paulo Freire e Humberto Maturana. Esse artigo ressaltou a importância de uma abordagem relacional para o fomento de práticas coletivas de aprendizagem e identificou três princípios norteadores para esses processos. Por fim, uma síntese analítica dialogada com especialistas e um modelo descritivo do processo, integraram os resultados desta pesquisa.
Título em inglês
Pathways to transform a local reality: a social learning experience for sustainability in the community of Lomba do Pinheiro - the case of the Taquara Stream.
Palavras-chave em inglês
community-based initiatives
dialogue
social learning
sustainability
transformative learning
Resumo em inglês
This Thesis is composed of two articles that were written with a common goal: to reflect on the relationship between learning processes and the development of practices for sustainability. The topic was studied in the context of collective learning processes observed in an initiative located in the neighbourhood of Lomba do Pinheiro, in the city of Porto Alegre/RS, which goal is the socio-ecological recovery of the area comprised by a local watershed: the Taquara Stream Watershed. The case of the Taquara Stream comprises a typical condition of socio-ecological vulnerability and represents a pressing problem in a large number of Brazilian cities: the widespread environmental degradation and contamination of urban watercourses. The hypothesis of this research is that social learning processes constitute a pathway to promote advancements in sustainable practices in communities located in urban areas of socio-ecological vulnerability. In the community of Lomba do Pinheiro, the group that leads this local initiative called the Taquara Stream Watershed Working Group (WG) is composed of local residents and members representing the public sector and local educational institutions. The interaction of these actors occurs within a dialogical space. Group's activities are based on a practical-reflexive approach aimed at implementing a sequence of actions that seek to promote the critical engagement of the local community and stakeholders, improve local socio-ecological conditions, and stimulate more sustainable practices. The research strategy was the case study and utilised methodological procedures were: participant observation, semi-structured and in-depth interviews, focus group and expert panel. The research applied a multidimensional analytical framework that included an individual, collective and territorial dimensions. The first article of this Thesis sought to (1) critically analyse and evaluate, from the social learning perspective, the local process promoted by the WG and (2) identify how local conditions, largely determined by a context of vulnerability, have influenced collective learning practices. This article highlighted a number of factors that facilitated the promotion of learning among WG members and the advancement of the initiative in the territory. Also, it stressed blockages to this process, in the studied context. The second article sought to identify lessons from the investigated processes based on concepts derived from the works of Paulo Freire and Humberto Maturana. This article highlighted the importance of a relational approach in fostering collective learning processes and derived three principles that can guide such processes. Finally, an analytical synthesis in dialogue with specialists and a descriptive model of the process, integrated the results of this research.
 
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Data de Publicação
2019-11-28
 
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