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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2015.tde-29102015-120926
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Nery
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Marins, Paulo César Garcez (Presidente)
Araújo, Marcelo Mattos
Magalhães, Ana Gonçalves
Título em português
Arte, pátria e civilização: a formação dos acervos artísticos do Museu Paulista e da Pinacoteca do Estado de São Paulo (1893-1912)
Palavras-chave em português
Arte Brasileira
Colecionismo
Museus
Primeira República
São Paulo (estado)
Resumo em português
A dissertação tem como objetivo analisar a formação da coleção artística do Estado de São Paulo, entre os anos de 1893 e 1912, tratando de sua história no âmbito de instauração da República e da constituição de instituições de guarda e exposição de objetos artísticos. Observa as primeiras aquisições destinadas ao Museu Paulista (Monumento do Ipiranga) entre 1893 e 1904, a transferência de uma parcela dessas obras de arte para fundar a Pinacoteca do Estado de São Paulo em 1905 e o alargamento da coleção desta última instituição até 1912, quando suas atividades são regulamentadas. Essas aquisições ocorrem no momento de ascensão, tanto econômica quanto política, do Estado de São Paulo, quando seus dirigentes passam a instaurar novas perspectivas sobre a história de São Paulo em confluência com essa situação privilegiada. A dissertação busca compreender a historicidade das aquisições em conjunto com os discursos dos próceres do Estado de São Paulo, analisando as articulações históricas de construção de narrativas cívicas por meio da coleção de arte. Busca também observar conexões entre a formação da coleção e seus contextos: museológico, historiográfico e da produção artística brasileira. A trajetória da coleção é percebida em relação aos nexos formativos de um campo artístico na cidade de São Paulo, pois sua constituição permite também observar movimentos desse campo, até o museu tornar-se efetivamente parte oficial da engrenagem social do circuito artístico na metrópole. Investigando o movimento histórico de atribuição de valores e representações públicas almejadas por políticos, artistas e a opinião pública de seu tempo, a pesquisa busca a compreender a inserção da coleção do museu na cultura artística, política e institucional da São Paulo no entresséculos XIX e XX.
Título em inglês
Art, Nation and Civilization: The formation of the artistic collections of the Museu Paulista and the Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1893-1912
Palavras-chave em inglês
Brazilian Art
Collecting
First Republic
Museums
São Paulo (state)
Resumo em inglês
The thesis aims to analyze the formation of the artistic collection of the State of São Paulo, between the years 1893 and1912, dealing with its history under the scope of the establishment of the Republic and the establishment of institutions of storage and exhibition of artistic objects. It sheds light on the first acquisitions for the Museu Paulista (Ipiranga Monument) between 1893 and 1904, the transfer of a portion of these works of art to found the Pinacoteca do Estado de São Paulo in 1905 and the enlargement of the collection of that institution until 1912, when its activities became regulated. These acquisitions have occurred during the economic and political rise of the state of São Paulo, when its leaders began to establish new perspectives on the history of São Paulo in confluence with this privileged situation. The thesis seeks to understand the historicity of acquisitions together with the discourses of the founding fathers of the State of São Paulo, analyzing the historical articulations of building civic narratives through art collections. It also seeks to shed light on connections between the formation of the collection and its several contexts: museological, historiographic and of the Brazilian artistic production. The trajectory of the collection is perceived in relation to a formative nexus of an artistic field in São Paulo, since its constitution allows to also observe movements of the field, until the museum becomes effectively an official part of the art scene in the metropolis. Investigating the historical movement of value assignment and craved public representations by politicians, artists and the public opinion of its time, the research seeks to understand the insertion of the museum's collection in the artistic, political and institutional culture of São Paulo between the nineteenth and twentieth centuries.
 
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PedroNeryREVISADA.pdf (55.39 Mbytes)
Data de Publicação
2015-11-23
 
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