• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2017.tde-27092016-143828
Documento
Autor
Nome completo
Tamira Naia dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Marins, Paulo César Garcez (Presidente)
Carvalho, Vânia Carneiro de
Magalhães, Ana Gonçalves
Título em português
Fundação Crespi-Prado: trajetória de uma coleção museológica
Palavras-chave em português
Coleção privada
Colecionismo
Crespi-Prado
Museu-Casa
São Paulo
Resumo em português
A presente pesquisa tem por tema o estudo da trajetória de uma coleção privada, desde sua formação, por um casal da elite paulistana, até sua publicização, por meio da constituição de uma fundação e de exposições realizadas em instituições afins da cidade de São Paulo. Trata-se da coleção hoje pertencente à Fundação Crespi-Prado, instituição criada, em 1975, por iniciativa de Renata Crespi, viúva de Fábio da Silva Prado (Prefeito de São Paulo entre 1934 e 1938), para incentivar as artes e a cultura e salvaguardar a coleção constituída pelo casal. Ela, filha de um importante industrial italiano imigrado para o Brasil, e ele, membro de uma das mais tradicionais e ricas famílias do Estado de São Paulo, materializaram a união entre novas e velhas elites, dimensão perceptível também em sua coleção. Reunida ao longo da primeira metade do século XX, tal coleção é representativa de uma prática social de colecionismo que se difundia entre os membros da elite da cidade de São Paulo, podendo ser considerada um de seus exemplos mais extensos. Percorrer a formação desta coleção, sua institucionalização e sua posterior musealização é o objetivo principal desta pesquisa, tendo em vista o relevo do casal de colecionadores para a elite paulistana da época e de sua iniciativa de criar uma das poucas fundações da cidade a proteger um legado artístico privado em uma instituição de caráter museológico.
Título em inglês
Crespi-Prado Foundation: trajectory of a museological collection
Palavras-chave em inglês
Collecting; Private Collection
Crespi-Prado Foundation
House Museum
Sao Paulo
Resumo em inglês
This research studies a private collection, from its gathering, by a couple of the elite of the city of São Paulo, to its publicization, by the constitution of a foundation and the development of exhibitions in similar institutions in the city. The collection in question belongs to the Crespi-Prado Foundation, an institution created in 1975, by the initiative of Renata Crespi, widow of Fábio da Silva Prado (mayor of São Paulo between 1934 and 1938), to promote the Arts and Culture and to safeguard the collection built by the couple. Renata Crespi, daughter of an important Italian industrialist immigrated to Brazil, and her husband, member of one of the oldest and wealthiest families of the State of São Paulo, materialized the union of the new and old elites, a dimension that is perceived in their collection. Assembled during the first half of the 20th century, such collection is representative of a social practice of collecting that was spreading amongst the elite of the city, and can be considered one of its most extensive examples. To study the gathering of this collection, its institutionalization and its further musealization is the main object of this research, considering the role of the collecting couple to the city elite of their time and the importance of their initiative of creating one of the few foundations of the city to preserve a private artistic legacy through an institution of museological character.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TamiraNaiaORIGINAL.pdf (23.15 Mbytes)
Data de Publicação
2017-01-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.