• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2016.tde-25102016-105146
Document
Auteur
Nom complet
Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Marins, Paulo César Garcez (Président)
Motta, Renata Vieira da
Vasconcellos, Camilo de Mello
Titre en portugais
A Casa do Bandeirante como espaço museológico (1954-1964)
Mots-clés en portugais
Casa bandeirista
Mito bandeirante
Museu histórico
Museu municipal
Period Room
Resumé en portugais
Esta dissertação tem por objetivo abordar historicamente a construção física e simbólica da Casa do Bandeirante, um museu evocativo da época das bandeiras. Ela foi inaugurada em 1955, no encerramento das comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, tendo sido sua restauração realizada sob responsabilidade da comissão organizadora desses festejos. Primeira das "casas históricas" pertencente à Prefeitura Municipal, compõe o atual acervo arquitetônico do Museu da Cidade. Este projeto analisa o período que se estende de 1954 a 1964, durante a primeira fase do museu, sob a direção de Paulo Camilher Florençano, quando o espaço fora projetado para ser um cenário do modo de vida paulista durante o período colonial. Naquele momento a Casa do Bandeirante tratava heroicamente o "ciclo das bandeiras", mitificando-o, a partir de uma exposição por meio do period room, eixos conceituais da exposição que lá esteve até 1978. São objetivos desta dissertação compreender e analisar o processo conceitual e institucional de criação da Casa do Bandeirante pela Prefeitura de São Paulo, através da Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo, problematizar a primeira montagem curatorial, com a formulação de uma identidade paulista calcada no mito sertanista e seus referenciais museológicos, a formação e o perfil de seu acervo de peças históricas.
Titre en anglais
The Bandeirante House as museum space (1954-1964)
Mots-clés en anglais
"Bandeirante" myth
"Bandeirista house"
Historical museum
Museology
Period room
São Paulo's city museum
Resumé en anglais
This dissertation aims to approach, historically, the physical and symbolic construction of The Bandeirante House, an evocative museum of the time of "bandeiras" (former Brazilian settlers). It was inaugurated in 1955, at the end of the celebrations of the IV Centenary of the City of São Paulo, with its restoration being carried out under the responsibility of the organizing committee of those festivities. The first of the "historical homes" belonging to the city hall, it is part of the current architectural collection of São Paulo's city museums. The time covered in this project extends from 1955 to 1964, during the first period of the Museum, under the direction of Paul Camilher Florençano, when this cultural space was designed to present a scenario of the way of living in São Paulo during the colonizer period. At that moment, The Bandeirante House conceived heroically the "Bandeirante Cycle", dealing with as a myth by the presentation of an exhibition by period room, conceptual guidelines of the exhibition held until 1978. The goals of this dissertation are to analyze the conceptual and institutional creating process of the Bandeirante House, to understand and document its acquisition policy and to discuss the first long term exhibition of the institution, based the "sertanista myth" and its museum references.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-11-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.