• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2019.tde-08112019-162112
Documento
Autor
Nombre completo
Denyse Emerich
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Cury, Marília Xavier (Presidente)
Nunes, Lilian do Amaral
Reca, Maria Marta
Título en portugués
Formação de educadores de museus para exposições antropológicas: perspectivas contemporâneas e descolonização
Palabras clave en portugués
Arte Indígena
Educação em Museus
Exposição antropológica
Formação
Mostra do Redescobrimento
Resumen en portugués
A proposta desta pesquisa é refletir sobre a formação recebida pelos educadores que atuam em exposições. O ponto de partida é a formação da equipe de educadores da Mostra do Redescobrimento - Brasil + 500, em 2000, centrando-se no módulo Artes Indígenas. O projeto de educação da Mostra foi concebido para receber grande número e diversidade de público e preparado com ações de educação e materiais pedagógicos direcionados a públicos distintos. A pesquisa apresenta as diretrizes teóricas e metodológicas adotadas no Projeto Monitoria, para preparar os educadores que interagiram com o público. Em seguida, levanta pontos sobre o papel dos museus e sua participação social na atualidade, a partir dos desafios da educação museal, com destaque para a formação de equipes educativas e diálogo entre a museologia e a antropologia.
Título en inglés
Training of educators in museums for anthropological exhibitions: contemporary perspectives and decolonization.
Palabras clave en inglés
Anthropological exhibition
Education in museums
Indigenous arts.
Rediscovery exhibition
Training
Resumen en inglés
The purpose of this research is to reflect on the training received by educators working in exhibitions. Its starting point is the training of the museum education staff for the "Mostra do Redescobrimento - Brasil + 500", in 2000, focusing on the module Indigenous Art. The Mostra education project was designed to receive an abundance and diversity of public, and developed with educational actions and pedagogical materials aimed at varied audiences. In this scenario, the research introduces the theoretical and methodological guidelines implemented in the "Projeto Monitoria" to train the educators interacting with the public. It then raises points about the role of museums and their current social participation, based on the challenges of museum education, focusing on the training of educational teams and the dialogue between museology and anthropology.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-11-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.