• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2019.tde-08112019-162112
Documento
Autor
Nome completo
Denyse Emerich
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Cury, Marília Xavier (Presidente)
Nunes, Lilian do Amaral
Reca, Maria Marta
Título em português
Formação de educadores de museus para exposições antropológicas: perspectivas contemporâneas e descolonização
Palavras-chave em português
Arte Indígena
Educação em Museus
Exposição antropológica
Formação
Mostra do Redescobrimento
Resumo em português
A proposta desta pesquisa é refletir sobre a formação recebida pelos educadores que atuam em exposições. O ponto de partida é a formação da equipe de educadores da Mostra do Redescobrimento - Brasil + 500, em 2000, centrando-se no módulo Artes Indígenas. O projeto de educação da Mostra foi concebido para receber grande número e diversidade de público e preparado com ações de educação e materiais pedagógicos direcionados a públicos distintos. A pesquisa apresenta as diretrizes teóricas e metodológicas adotadas no Projeto Monitoria, para preparar os educadores que interagiram com o público. Em seguida, levanta pontos sobre o papel dos museus e sua participação social na atualidade, a partir dos desafios da educação museal, com destaque para a formação de equipes educativas e diálogo entre a museologia e a antropologia.
Título em inglês
Training of educators in museums for anthropological exhibitions: contemporary perspectives and decolonization.
Palavras-chave em inglês
Anthropological exhibition
Education in museums
Indigenous arts.
Rediscovery exhibition
Training
Resumo em inglês
The purpose of this research is to reflect on the training received by educators working in exhibitions. Its starting point is the training of the museum education staff for the "Mostra do Redescobrimento - Brasil + 500", in 2000, focusing on the module Indigenous Art. The Mostra education project was designed to receive an abundance and diversity of public, and developed with educational actions and pedagogical materials aimed at varied audiences. In this scenario, the research introduces the theoretical and methodological guidelines implemented in the "Projeto Monitoria" to train the educators interacting with the public. It then raises points about the role of museums and their current social participation, based on the challenges of museum education, focusing on the training of educational teams and the dialogue between museology and anthropology.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-11-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.