• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2019.tde-03012019-113149
Documento
Autor
Nombre completo
Eduardo Polidori Villa Nova de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Marins, Paulo César Garcez (Presidente)
Pitta, Fernanda Mendonça
Squeff, Letícia Coelho
Título en portugués
"Fundação de São Vicente", de Benedito Calixto: composição, musealização e apropriação (1900-1932)
Palabras clave en portugués
Benedito Calixto
IV Centenário do Descobrimento do Brasil
Museu Paulista
Pintura Histórica
Primeira República
Resumen en portugués
Essa pesquisa elege a pintura "Fundação de São Vicente", de Benedito Calixto, como objeto de estudo. Incorporada ao acervo do Museu Paulista após ser inaugurada nas comemorações do IV Centenário do Descobrimento do Brasil em São Vicente, a obra representa o encontro entre portugueses e indígenas para a fundação da capitania de São Vicente, em 1532. Elaborada em grande formato, essa pintura histórica musealizada se alinha ao processo de construção imaginária no início do regime republicano e estimula uma visão tributária de projetos intelectuais que, por sua vez, disputam simbolicamente a memória sobre o passado colonial. Tendo em perspectiva a centralidade dos museus de História e da pintura histórica nas representações coletivas, essa dissertação se dedica a reconstituir seu circuito social a partir da análise de suas condições de encomenda, de elaboração, musealização, exposição e apropriação entre 1900, quando foi inaugurada, a 1932, quando se comemorou o quadricentenário da fundação de São Vicente.
Título en inglés
"Fundação de São Vicente", by Benedito Calixto: composition, musealization and appropriation (1900 - 1932)
Palabras clave en inglés
4th Centennial of the Discovery of Brazil
Benedito Calixto
First Republic
History painting
Museum of São Paulo
Resumen en inglés
This research elects "Fundação de São Vicente", concluded by Benedito Calixto, as its study goal. The painting was add into the Museu Paulista"s collection after being inaugurated at the commemorations of the fourth centennial of the discovery of Brazil, representing the contact between portugueses and indigenous aiming the foundation of São Vicente colonial settlement in 1532. Elaborated in large dimensions, this history painting is part of the republican political imagination construction policy and stimulates the vision over a specific intellectual project that disputes social memory on the colonial brazilian past. Observing the centrality of museums and history painting to the consolidation of collective representations, the research aims to reconstitutes its social circuit on analysing its ordering, composition, musealization, exhibition and appropriation conditions from its inauguration in 1900 to the commemoration of fourth centennial of the foundation of São Vicente in 1932.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-01-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.