Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2015.tde-31072015-101029
Document
Auteur
Nom complet
Ariel Luís Lazzarin
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2015
Directeur
Jury
Anelli, Renato Luiz Sobral (Président)
Lopes, João Marcos de Almeida
Rubino, Silvana Barbosa
Titre en portugais
A Igreja Espírito Santo do Cerrado e suas alternativas à arquitetura brasileira
Mots-clés en portugais
Arquitetura moderna brasileira
Lina Bo Bardi
Triângulo Mineiro
Resumé en portugais
Este trabalho trata do processo de revisão crítica na produção da arquitetura moderna brasileira, pós-Brasília, partindo da construção da Igreja Espírito Santo do Cerrado (Uberlândia, 1976-1982) como caso de relevância para a constituição de um panorama nacional por reformulações acerca da disciplina. No desenvolvimento da pesquisa, o limite temporal pré-estabelecido foi constantemente alimentado por precedentes históricos pertinentes à compreensão do subdesenvolvimento brasileiro. As pesquisas da autora do projeto em estudo, Lina Bo Bardi, por uma produção condizente à identidade nacional, concretizadas até então em São Paulo e no Nordeste, também são consideradas como processo fundamental à sua atuação no Triângulo Mineiro. Os valores intrínsecos ao objeto, de ordem social, cultural, técnica, estética e popular, associados à notoriedade da produção da arquiteta, possibilitam uma análise crítica da obra. Ainda, permitem avanços historiográficos e nos debates sobre as inflexões ocorridas entre o movimento moderno e a arquitetura contemporânea. A análise proposta construiu-se por meio de uma leitura sobre o processo de projeto, construção e recepção desse conjunto arquitetônico e encerrou-se na discussão à respeito da condição de patrimônio histórico da obra e suas consequentes intervenções.
Titre en anglais
The Divino Espírito Santo do Cerrado Church and its alternatives to brazilian architecture
Mots-clés en anglais
Lina Bo Bardi
Modern brazilian architecture
Triângulo Mineiro
Resumé en anglais
This paper deals with the process of critical review in the production of modern brazilian architecture, post-Brasilia, starting the construction of the Igreja Espírito Santo do Cerrado (Uberlândia, 1976-1982) as a case of relevance to the establishment of a national scene by reformulations about discipline. In the development of the research, the predetermined time limit was constantly sustained by historical precedents relevant to the understanding of brazilian underdevelopment. The author´s research about this project, Lina Bo Bardi, of a consistent production to national identity, achieved so far in São Paulo and in the Northeast, are also regarded as fundamental process for its operations in the Triângulo Mineiro. The intrinsic values to the object, social, cultural, technical, esthetics and popular, associated with the production architect of renown, enable a critical analysis of the work. Still, let historiographical developments and debates on the inflections occurred between the modern movement and contemporary architecture. The proposed analysis was constructed by a reading of the design process, construction and reception of this architectural complex and ended up in the discussion about the heritage status of the work and its consequent interventions.
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
ARIELFINAL.pdf (10.64 Mbytes)
Date de Publication
2015-07-31
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.