• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2016.tde-30062016-084220
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Scheeren
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2016
Director
Tribunal
Sperling, David Moreno (Presidente)
Florio, Wilson
Lopes, Ruy Sardinha
Título en portugués
Diagrama, dobra e parâmetro: assimilação de conceitos filosóficos e tecnologias digitais na arquitetura contemporânea
Palabras clave en portugués
Arquitetura contemporânea
Diagrama
Dobra
Filosofia pós-estruturalismo
Parâmetro
Processos de projeto
Teoria e crítica da arquitetura.
Resumen en portugués
Através de uma percepção interdisciplinar, a pesquisa apresenta um quadro de contribuição para a teoria da arquitetura contemporânea que analisa relações entre conceitos, processos e representações. O trabalho investiga processos de projeto presentes na arquitetura contemporânea a partir da assimilação de três conceitos-chave: 1) diagrama, 2) dobra e 3) parâmetro; e as correspondentes traduções na arquitetura, através dos discursos e práticas de arquitetos. A pesquisa insere-se no âmbito da teoria e crítica do projeto de arquitetura e o recorte histórico está situado entre a década de 1970 até o momento, examinando as expressões projetuais e teorias de arquitetos como Peter Eisenman, Greg Lynn, Patrik Schumacher (Zaha Hadid and partners), entre outros. O problema da pesquisa é identificar de que modo o caráter conceitual experimentado pelos processos de projeto no primeiro período do recorte diagrama -, passou a intermediar uma base teórica paralela ao avanço do uso digital dobra e se modificou, no terceiro período, para enfatizar discursivamente os processos e a manipulação formal permitida pelas técnicas e tecnologias digitais avançadas parâmetro. Os objetivos são compreender os elementos dessa transição, traçar paralelismos e diferenças entre os processos, compreendendo que a história desses entrelaçamentos não é linear e cumulativa, mas atravessada por recorrências e reapropriações. Os autores foram escolhidos devido a sua produção teórica e inserção no debate internacional para os temas escolhidos, por compartilharem a absorção de teorias advindas do pós-estruturalismo de base filosófica - principalmente de Gilles Deleuze -, além de estabelecerem uma atividade projetual de caráter experimental, que permitiu à pesquisa a análise de diversos estudos de caso.
Título en inglés
Diagram, fold and parameter: assimilation of philosophical concepts and digital technologies in contemporary architecture
Palabras clave en inglés
Contemporary architecture
Design processes
Diagram
Fold
Parameter
Philosophy - post-structuralism
Theory and criticism of architecture.
Resumen en inglés
Through an interdisciplinary perception, the research presents a contribution framework for the theory of contemporary architecture that examines some relations between concepts, processes and representations. The work investigates design processes present in contemporary architecture from the assimilation of three key concepts: 1) diagram 2) fold and 3) parameter; and corresponding translations in architecture through the discourses and practices of architects. The research falls within the sphere of the theory and criticism of architecture design and the historical period is set between the 1970s up to now, examining the projective expressions and theories of architects such as Peter Eisenman, Greg Lynn, Patrik Schumacher (Zaha Hadid and partners), among others. The problem of research is to identify how the conceptual nature experienced by design processes in the first period of study - diagram - began to intermediate a parallel theoretical basis for the advancement of digital use - fold - and changed in a third period to emphasize discursively processes and formal manipulation allowed by the technical and advanced digital technologies - parameter. The objectives are understand the elements of this transition, draw parallels and differences between the processes, understanding that the history of these entanglements is not linear and cumulative, but crossed by recurrences and reappropriations. The authors were chosen due to their theoretical production and insertion in the international debate on the topics chosen, for sharing the assimilation of theories stemming from the philosophical basis of post-structuralism - especially from Gilles Deleuze - as well as established a design activity of experimental features, which allowed the analysis of several case studies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Corrigida.pdf (9.39 Mbytes)
Fecha de Publicación
2016-07-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.