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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2015.tde-27082015-165735
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Chinellato Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2015
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Ruy Sardinha (Presidente)
Rocha, Rejane Cristina
Trajano Filho, Francisco Sales
Título em português
Cidade e forma literária: representações urbanas na literatura brasileira contemporânea
Palavras-chave em português
Cidade
Espaço urbano
Literatura brasileira
Literatura contemporânea
Resumo em português
A cidade como conhecemos, desde seus primórdios na modernidade, caracterizada pela ocupação maciça de seu espaço por milhares de pessoas, nos propiciou novos tipos de interação social e o desenvolvimento de novas subjetividades e sensibilidades que permeiam o imaginário coletivo. É a partir do sentimento ambíguo causado pelo desenvolvimento desenfreado, das grandes descobertas nas áreas da ciência e da tecnologia, explosão demográfica e problemas sociais causados pelo processo de modernização que se dá o tom do imaginário da nova ambiência urbana, em particular da metrópole. A literatura brasileira, predominantemente urbana desde seus primórdios, é marcada por representar as características das cidades, sejam elas por meio da descrição dos espaços urbanos (ou em transição para o urbano), quanto por meio das relações sociais que emergem deste meio. Atualmente, o espaço urbano funciona na narrativa urbana contemporânea, para além de cenário, como um catalisador de eventos ao longo da narrativa. Diante deste contexto geral, o presente trabalho busca, por meio da coparticipação dos estudos urbanísticos e literários, verificar como se apresenta na literatura o imaginário urbano, ou seja, por meio da análise de obras literárias brasileiras contemporâneas, procura-se levantar a influência do discurso urbano no imaginário literário. Especificamente, o trabalho busca a imagem da cidade de São Paulo apresentada e representada nas obras O matador, de Patrícia Melo, O Invasor, de Marçal Aquino, o conto Angu de Sangue, de Marcelino Freire e O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho. Desta maneira, a pesquisa procura encontrar nos textos selecionados traços que apontem características urbanas contemporâneas que se relacionem diretamente com a subjetividade dos indivíduos que praticam a cidade, para além de um mero pano de fundo para a narrativa.
Título em inglês
City and literary form: urban representation in the Brazilian contemporary literature
Palavras-chave em inglês
Brazilian literature
City
Contemporary literature
Urban space
Resumo em inglês
The city as we know it, since its beginning in modern times, was characterized by its large-scale occupation by thousands of people, providing us with new kinds of social interactions and the development of knew subjectivities and sensibilities that permeate the collective social imaginary. It is by the ambiguous feelings caused by the uncontrolled development of the great discoveries in science and technology, population explosion and social problems caused by the process of modernization that give the shade of the new urban ambiance, particularly of the metropolis. The Brazilian literature, mainly urban since its beginning, is known by the representation of the city, by the description of the urban space (or in transition to the urban modernity) as well as the social interactions that emerge from this environment. It is, however, in contemporaneity that the city goes from scenario to a sort of catalyst for events in throughout the narrative. Before such context, the present work aims, with co-participation of the urban studies and literary studies, to verify how the urban imaginary is presented in literature. In other words, through the analysis of Brazilian contemporary books it will be checked the influence of urban discourse in literary imaginary. The work will, specifically, look for the image of São Paulo presented and represented in the following literary work: The Hitman, by Patrícia Melo; The Intruder, by Marçal Aquino, the short story Blood Cornmeal, by Marcelino Freire and The sun goes down in São Paulo, by Bernardo Carvalho. This way, the research tries to find textual evidences that point out urban characteristics in the city of São Paulo, and relate directly with the subjectivity of the individuals who experience the city more than merely a background.
 
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marianafinal.pdf (1,007.46 Kbytes)
Data de Publicação
2015-10-02
 
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