• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2018.tde-17042018-161445
Documento
Autor
Nome completo
Amanda Bianco Mitre
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2018
Orientador
Banca examinadora
Correia, Telma de Barros (Presidente)
Camargo, Monica Junqueira de
Ghirardello, Nilson
Medeiros, Givaldo Luiz
Título em português
Victor Dubugras e a Estação Ferroviária de Mairinque: a trajetória de um projeto
Palavras-chave em português
Art Nouveau
Estação ferroviária
Mairinque
Projeto
Trajetória
Victor Dubugras
Resumo em português
Durante a segunda metade do século XIX e início do século XX, o intenso processo de industrialização implicou em uma série de modificações na organização do espaço através de inovações técnicas e estéticas associadas à emergente realidade urbana-industrial. Como consequência houve uma alteração nos modos de pensar a arquitetura, com novos conceitos e práticas julgadas como melhor adequadas ao mundo industrial. Esse panorama de transformações e experimentações formais e estéticas associou-se na arquitetura, entre outras coisas, à difusão do art nouveau. A pesquisa estuda um dos principais exemplares da tendência construído no Brasil: a Estação Ferroviária de Mairinque, projetada pelo arquiteto francês Victor Dubugras (1868 - 1933). Investiga a trajetória do projeto concepção arquitetônica, arranjo dos espaços internos, implantação e detalhamento e a trajetória do prédio construído intervenções realizadas, iniciativas de preservação e condições de conservação. Mostra que os registros do desenvolvimento do projeto revelam tanto a constância de alguns procedimentos, como também a manipulação e modificação de soluções determinantes para a aquisição de seu esmero técnico e plástico. Verifica que apesar da preservação do arcabouço geral da construção, da efetivação da proteção legal por diferentes esferas patrimoniais e das perspectivas de restauro, condicionantes importantes do projeto arquitetônico e das relações do prédio com seu acesso e entorno foram alteradas.
Título em inglês
Victor Dubugras and the Mairinque Railroad Station: the trajectory of a design
Palavras-chave em inglês
Art Nouveau
Design
Mairinque
Railroad station
Trajectory
Victor Dubugras
Resumo em inglês
During the second half of the nineteenth century and early twentieth century, the intense industrialization process lead to a series of modifications in the organization of the space through technical and aesthetic innovations associated with the emerging industrial reality. As consequence, there were changes in ways of thinking about architecture, in a search for new concepts and practices that would be a better fit to the industrial city scenario. This panorama of transformations and formal and aesthetic experimentation was incorporated in architecture, among other things, through the Art Nouveau. The research studies of one of the main examples of these trends Brazil: The Mairinque Railroad Station, design by the francoargentine architect Victor Dubugras (1868-1933). Investigates the trajectory of the design architectural conception, organization of the internal spaces, the site planning and the detailing and the trajectory of the building interventions, conservation initiatives and conservation conditions. It shows that the records of the designs development reveal both the constancy of some procedures, as well as the manipulation and modification of solutions that define the acquisition of technical and plastic refinement. It verifies that despite the preservation of the general framework of construction, the effective legal protection by different patrimonial spheres and the prospects of restoration, important constraints of the architectural design and the relations of the building with its access and surroundings have been altered.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-04-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.