• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2014.tde-13112014-151234
Documento
Autor
Nombre completo
Sandra Schmitt Soster
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2014
Director
Tribunal
Pratschke, Anja (Presidente)
Bortolucci, Maria Angela Pereira de Castro e Silva
Custodio, Luiz Antonio Bolcato
Título en portugués
Missões jesuíticas como sistema
Palabras clave en portugués
Educação patrimonial
Missões jesuíticas
Patrimônio cultural
Pensamento complexo
Tecnologias de informação e comunicação
Teoria de sistemas
Resumen en portugués
Tendo como estudo de caso o antigo conjunto denominado Trinta Povos das Missões, que compreende parte dos territórios do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, esta pesquisa entende que é necessário um olhar baseado no pensamento complexo para observá-lo como um sistema histórico-tipológico e para entender a atualidade do que se pode chamar sistema de preservação do patrimônio missioneiro, que envolve o patrimônio material e imaterial desta cultura ímpar e também as interações realizadas entre os diversos agentes envolvidos em sua preservação: pesquisadores, órgãos responsáveis, guias de turismo e comunidade. Diante do cenário comunicacional e tecnológico do século XXI, a pesquisa busca embasamento teórico para enfatizar a necessidade de criação e implementação de ferramentas digitais que auxiliem não somente registro, preservação e divulgação deste patrimônio, mas também potencializem as interações entre os agentes envolvidos, para que o sistema funcione de maneira mais eficiente e mantenha-se vivo, cumprindo sua função social como suporte da memória e da identidade de uma cultura local e de uma reflexão social glocal.
Título en inglés
Jesuit missions as system
Palabras clave en inglés
Cultural heritage complex thinking
Heritage education
Information technology and Communication systems theory
Jesuit missions
Resumen en inglés
Taking as a study case the old set called Thirty Missions of the Guarani, which comprises part of the territories of Brazil, Argentina, Paraguay and Uruguay, this research believes that a look based on complex thinking is necessary to observe it as a historical-typological system and to understand the relevance of what may be called missionary heritage preservation system, which involves tangible and intangible heritage of this unique culture and also the performed interactions between several agents involved in its preservation: researchers, responsible agencies, tourism guides and community. Given the current communicational and technological scenery of the 21st century, this research seeks theoretical foundation to emphasize the need to create and implement digital tools that not only help registry, preservation and diffusion of this heritage, but also potentiate the interactions between the agents involved, so the system can work more efficiently and stay alive, fulfilling its social function as support for memory and identity of a local culture and a glocal social reflection.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-11-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.