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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.102.2014.tde-10112014-144001
Documento
Autor
Nome completo
Vanessa Rosa Machado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2014
Orientador
Banca examinadora
Santos, Fábio Lopes de Souza (Presidente)
Braga, Paula Priscila
Buzzar, Miguel Antônio
Favaretto, Celso Fernando
Lopes, Ruy Sardinha
Título em português
Dos "Parangolês" ao "Eat me: a gula ou a luxúria?" - mutações do "popular" na produção de Lina Bo Bardi, Hélio Oiticica e Lygia Pape nos anos 1960 e 1970
Palavras-chave em português
Arte contemporânea brasileira
Cultura popular
Hélio Oiticica
Lina Bo Bardi
Lygia Pape
Resumo em português
A passagem dos anos 1960 para os 1970 marca um importante momento de inflexão na produção de ponta no Brasil no que se refere à relação entre Artes Plásticas/Arquitetura e o "popular". A análise da produção de Lina Bo Bardi, Lygia Pape, Hélio Oiticica e, em parte, Flávio Império, junto à análise da revista "Malasartes", indica as mutações pelas quais passa o conceito de "popular", desde a produção "de raiz" aos elementos da cultura de massa. Esse rico período, marcando a passagem entre modernismo e arte contemporânea, testemunha a fragmentação do conceito de "popular" e, concomitantemente, a dissolução da própria ideia de vanguarda.
Título em inglês
From "Parangolés" to "Eat me: a gula ou a luxúria?" - mutations of the "popular" in Lina Bo Bardi's, Hélio Oiticica's and Lygia Pape's production of in the 1960's and 1970's years
Palavras-chave em inglês
Brazilian contemporary art
Hélio Oiticica
Lina Bo Bardi
Lygia Pape. Popular culture
Resumo em inglês
The passage from the 1960's to 1970's marks an important moment of inflexion on the Brazilian cutting edge production related to Arts/Architecture and the "popular". Analyzing the production of Lina Bo Bardi, Lygia Pape, Helio Oiticica and, partly, of Flávio Império, including "Malasartes" magazine, indicates the mutations of the concept of "popular", since the "vernacular" production to the mass media culture. This rich period, that traces the passage from modernism to contemporary art, testifies simultaneously the fragmentation of the "popular" and the dissolution of the idea of vanguard.
 
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Data de Publicação
2014-11-11
 
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