• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.102.2017.tde-04092017-105123
Documento
Autor
Nome completo
Fúlvio Teixeira de Barros Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2017
Orientador
Banca examinadora
Anelli, Renato Luiz Sobral (Presidente)
Andrade, Carlos Roberto Monteiro de
Buffa, Ester
Lara, Fernando Luiz Camargos
Martins, Carlos Alberto Ferreira
Título em português
Exporting progress: os norte-americanos e o planejamento do campus no Brasil.
Palavras-chave em português
Campus universitário
Estados Unidos
Reforma universitária
Rudolph Atcon
Universidades (Arquitetura)
Urbanismo - Brasil
Resumo em português
Aborda a transferência cultural de ideias dos Estados Unidos ao Brasil, a partir da assistência técnica norte-americana ao planejamento do campus no país, em seu período mais intenso: de 1961, criação da USAID e da Aliança para o Progresso, até 1975, retirada do principal consultor em atividade no Brasil: Rudolph Atcon. Parte da hipótese que tal assistência técnica se baseava numa ação seletiva, que estabelecia um preciso quadro de referências a ser transferido, ao levar em consideração as diferenças culturais entre ambos os países, afora os interesses políticos-ideológicos envolvidos nessa assistência. Por isso, busca analisar a seletividade da assistência técnica norte-americana ao planejamento do campus no Brasil, sob três eixos de investigação: caracterizar as tensões e resistências culturais no processo de assistência técnica, apontar a racionalidade econômica dirigida ao campus e identificar as demandas políticas e disciplinares no planejamento do campus. Emprega como fonte documental os discursos estabelecidos pelos consultores norteamericanos então atuantes no Brasil, em seus relatórios, apresentações em seminários e livros publicados, além dos relatórios gerais de avaliação do programa de assistência técnica. Conclui que as ideias transferidas ao Brasil sobre planejamento do campus foram seletivas e mais condicionadas por questões políticas e econômicas, com vistas à despolitização e à instrumentação da universidade ao desenvolvimento econômico. Foi promovido um ideário de campus centrado na economia, ordem e disciplina do espaço físico, em grande parte apoiada nos escritos de Atcon, sobretudo seu ensaio de 1961.
Título em inglês
Exporting progress: the Americans and campus planning in Brazil
Palavras-chave em inglês
Campus
Rudolph Atcon
United States
Universities (Architecture)
University Reform
Urbanism - Brazil
Resumo em inglês
The cultural transference of ideas from United States to Brazil is dealt here and this is based on US technical assistance to campus planning in the country during its most intense period: from 1961, creation of USAID and Alliance for Progress, to 1975, the departure of the greatest advisor in activity in Brazil: Rudolph Atcon. Such technical assistance was fixed on selective action which established a precise frame of reference to be transferred is the initial hypothesis, taking into account the cultural differences between the two countries and the political-ideological interests involved in this assistance. Therefore the selectivity of the US technical assistance to campus planning in Brazil is analyzed under three axes of research: characterize the tensions and cultural resistances in the technical assistance process, point out the economical rationality directed to the campus and identify the political and disciplinary demands in campus planning. The speeches established by the US advisors then active in Brazil in their reports, presentation in seminaries and published books, in addition to the general evaluation reports of the technical assistance program, are used as documentary source. The ideas transferred to Brazil about campus planning were selective and more conditioned by political and economic issues with a view to the depoliticization and the instrumentation of the university to economic development is the conclusion reached. A campus ideology centered in economy, order and discipline of physical space, largely based on writings of Atcon, especially his 1961 essay, was promoted.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-09-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.