• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.102.2016.tde-01022016-181133
Documento
Autor
Nombre completo
Jeferson Cristiano Tavares
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2015
Director
Tribunal
Feldman, Sarah (Presidente)
Andrade, Carlos Roberto Monteiro de
Anelli, Renato Luiz Sobral
Bernardini, Sidney Piochi
Klink, Jeroen Johannes
Lencioni, Sandra
Título en portugués
Polos urbanos e eixos rodoviários no Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Estrutura urbano-regional
Infraestrutura
Planejamento regional
Planejamento urbano
Rede urbana
Regionalização
Urbanização
Resumen en portugués
Este trabalho está apoiado na hipótese que considera os polos urbanos e eixos rodoviários elementos estruturantes da organização territorial do estado de São Paulo e que, orientados pela lógica da atividade industrial, constituem uma região qualificada para o desenvolvimento. A análise sobre a relação entre as ações planejadoras e a urbanização paulista comprova que as regionalizações administrativas e a provisão infraestrutural (principalmente rodoviária) gradativamente integraram-se no espaço influenciando a organização do território. Através dessas ações, entre os anos 1930 e 1960, as principais cidades constituíram-se em polos urbanos e as principais rodovias, em eixos rodoviários caracterizando o processo de urbanização na escala urbana e regional. A associação entre os polos e os eixos equipou uma região historicamente mais dinâmica, aqui denominada Região dos Vetores Produtivos, através da permanência das ações planejadoras que a transformaram em um território da rede urbana paulista qualificado às decisões locacionais produtivas.
Título en inglés
not available
Palabras clave en inglés
Infrastructure
Regional planning
Regionalization
Urban and regional structure
Urban network
Urban planning
Urbanization
Resumen en inglés
The hypothesis that guides this work considers urban poles and road axes structural elements of the territorial organization of the state of São Paulo who, guided by the logic of industrial activity, built a qualified region for development. The analysis of the relationship between urban and regional planning and urbanization in São Paulo shows that the administrative regionalization and infrastructural provision (mainly road) gradually integrated in the space and acting in the organization of the territory. Through these actions, between 1930s and 1960s, major cities were set up in urban poles and major highways, in road axes featuring in the process of urbanization in urban and regional scales. The association between the poles and the axes equipped a historically most dynamic region, called Region of Productive Vectors, through the permanence of planners actions that qualified a territory in state urban network to productive locational decisions.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
FinalJefersonTavares.pdf (122.37 Mbytes)
Fecha de Publicación
2016-02-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.