• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-25042016-143010
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Consoni Rubio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Corrêa, Cynthia Harumy Watanabe (Presidente)
Hemzo, Miguel Angelo
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira
Título em português
Business Intelligence em redes hoteleiras no Brasil
Palavras-chave em português
Inteligência de negócios
Redes hoteleiras
Tecnologia da informação
Resumo em português
Em um momento em que a produção de conhecimento é cada vez mais necessária junto à contínua expansão e diversificação dos meios de hospedagem, torna-se interessante investigar o recém-criado campo de Inteligência de Negócios ou Business Intelligence (BI). Na hotelaria, as tecnologias e os sistemas de informação são empregados em diversas áreas, como gestão, política de preços, programação e operação de sistemas de informações estratégicas, a fim de facilitar as análises dos principais indicadores de desempenho do setor. A preocupação gira em torno da elevada quantidade de informações produzidas, sendo fundamental dispor de uma maior precisão em processos de tomada de decisões. Nesse contexto, propõe-se um estudo com enfoque no tema Inovação em gestão hoteleira no Brasil, com o objetivo geral de analisar a gestão da inteligência de negócios das redes hoteleiras que atuam no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, baseado em revisão de literatura e aplicação de questionários junto aos gestores das redes hoteleiras, podendo, assim, mapear as necessidades das cadeias hoteleiras em termos de gestão, ao se avaliar as práticas de BI. Como resultados, foram identificados os principais softwares de BI existentes no mercado brasileiro (Cognos, MicroStrategy, SAS, Business Objects, Oracle Business Intelligence, QlikView e Pentaho) e os mais adequados para cada porte de empresa. Também foram identificadas as soluções utilizadas para a gestão da informação de BI pelas redes: emprego de softwares de BI, terceirização por meio de serviços de consultoria e tratamento manual dos dados dos sistemas dos hotéis. Por fim, foram avaliados os resultados da gestão de BI nas redes, concluindo que a implantação de gestão de BI considerando a gestão da informação atrelada às TIs traz mais benefícios do que custos às redes hoteleiras analisadas, sobretudo no que diz respeito a propiciar uma tomada de decisão mais acertada
Título em inglês
Business Intelligence in hotel chains in Brazil
Palavras-chave em inglês
Business intelligence
Hotel chains
Information technology
Resumo em inglês
In a time when the production of knowledge is increasingly required for the continued expansion and diversification of lodging facilities, it is interesting to investigate the newly created Intelligence field of Business or Business Intelligence (BI). In hospitality, technology and information systems are used in various fields such as management, pricing, scheduling and operation of strategic information systems to facilitate analysis of key industry performance indicators. The concern revolves around the vast amount of information produced and it is essential to dispose of greater accuracy in decision-making processes. In this context, is proposing a study focusing on the theme Innovation in hotel management in Brazil, with the overall objective to analyse the management of the business intelligence of the chains operating in Brazil. It is a qualitative research, based on literature review and application of questionnaires with the managers of the chains, and thus can map the needs of hotel chains regarding management when evaluating BI practices. As a result, the primary existing BI software in the Brazilian market was identified (Cognos, MicroStrategy, SAS, Business Objects, Oracle Business Intelligence, QlikView, and Pentaho) and the most suitable for every size company. Also, the solutions identified were used for the management of BI information across networks: use of BI software, outsourcing through consultancy and manual data processing systems of the hotel services. Finally, it was evaluated the BI management achievements in the nets, concluding that the BI management implementation - considering the information management linked to IT - bring more benefits than costs to the analysed chains, particularly about providing a more positive decision making
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-05-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.