• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2017.tde-17012017-135004
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Tineo Oliveira Beck
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Tomazzoni, Edegar Luís (Presidente)
Abrahão, Cinthia Maria de Sena
Aulicino, Madalena Pedroso
Uvinha, Ricardo Ricci
Título en portugués
Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região da Costa da Mata Atlântica (SP)
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento regional
Redes
Região Costa da Mata Atlântica (SP)
Turismo
Resumen en portugués
O turismo pode proporcionar desenvolvimento socioeconômico e bem-estar social, assim para manter-se competitivos, os destinos turísticos necessitam de adequação permanente para atender às expectativas de visitantes que desejam experenciar práticas turísticas diferenciadas.O conceito de regiões turísticas cada vez mais ganha espaço, visto que hoje pode ser considerado como elemento relevante para o desenvolvimento regional, no qual o espaço territorial deve ser visto como um espaço de transformação social, e não somente como espaço físico. O objeto de estudo dessa pesquisa foi a região turística Costa da Mata Atlântica,situada no litoral de São Paulo. A região metropolitana da Baixada Santista, como também é chamada, foi criada em 1996, composta por aglomeração e conurbação de nove municípios:Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. A pesquisa teve como objetivo analisar as redes de turismo como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região Costa da Mata Atlântica. A pesquisa foi de natureza qualitativa e exploratória e caráter descritivo e teve como foco as abordagens da dimensão organizacional do turismo, que envolve a cooperação, capital social, competição, governança, as relações de poder e a gestão regional integrada. Foram aplicados questionários para identificar os relacionamentos e o nível destas relações, e os dados foram analisados pelo Ucinet 6, um programa de tratamento de dados relacionais, que permite identificar as características mais estruturais das redes de atores. As assertivas baseadas no referencial da dimensão organizacional do turismo, foram avaliados em escala Likert de 5 níveis, os atores identificaram seu grau de concordância ou discordância em relação às declarações ou atitudes medidas, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos na gestão regional do turismo. Os resultados apontaram uma análise da gestão do turismo regional, com a efetivação de uma rede regional e identificou-se que os processos de relacionamentos precisam ser e estar coesos, de modo que todos percebam e tenham conhecimento de seus papéis, estreitando as alianças estratégicas, despertando maior envolvimento na elaboração, implementação e gestão de programas e de políticas de desenvolvimento turístico. A conectividade entre os atores envolvidos na gestão da região precisa ser fortalecida, para que haja troca de informações, planejamento conjunto, cooperação eficaz, aumentando a competitividade e consequentemente beneficiando e promovendo o protagonismo local e o desenvolvimento regional integrado do turismo
Título en inglés
Networks as a strategy for integrated regional development of tourism of the Costa da Mata Atlântica region (SP)
Palabras clave en inglés
Networks
Region Costa da Mata Atlântica (SP)
Regional Development
Tourism
Resumen en inglés
Tourism can provide socio-economic development and welfare. Tourist destinations need a new adequacy to meet the new demand of visitors wishing to experience new tourist practices, in order to become competitive destinations. The concept of tourist regions is gaining more and more ground, since it can be considered today as a relevant element for regional development. The territorial space should be seen as social change agent, and not only as physical space. This research aims to study the tourist region of Costa da Mata Atlântica, located in the coast of São Paulo. The metropolitan area of Baixada Santista, as it is also called, was established in 1996, consisting of agglomeration and conurbation of nine municipalities: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos and Sao Vicente. The research aims to analyze the networks as a strategy for integrated regional development of tourism of the Costa da Mata Atlântica region. The research method is qualitative and exploratory, with descriptive nature. It focuses on the approaches of the organizational dimension of tourism, which involves cooperation, capital, competition, governance, power relations and integrated regional management. Surveys were applied to identify relationships and the level of relations, and the data were analyzed by the software Ucinet 6. The assertions based on the framework of the organizational dimension of tourism were evaluated in Likert scale of 5 levels, as well as semi-structured interviews with actors involved in regional tourism management. The results show an analysis of the regional tourism management, with the execution of a regional network. It was identified that the relationships of processes need to be cohesive, in which every actor understands and is aware of his role, arranging strategic alliances, evoking involvement in the preparation, implementation and management of programs and tourism development policies. Connectedness between the actors involved in the management of the region needs to be strengthened, so that there is exchange of information, joint planning, effective cooperation, increasing competitiveness and consequently benefiting and promoting local leadership and integrated regional development of tourism
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
a.pdf (1.10 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-03-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.