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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.100.2019.tde-12122018-202316
Documento
Autor
Nome completo
Fillipe Soares Romano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Uvinha, Ricardo Ricci (Presidente)
Crepaldi, Roselene
Oliveira, Nara Rejane Cruz de
Tomazzoni, Edegar Luís
Título em português
Atratividade turística em estádios de futebol: visitação no estádio Arena Corinthians
Palavras-chave em português
Atrativos turísticos
Estádios
Eventos esportivos
Legados de megaeventos
Turismo
Resumo em português
Com o anuncio da construção do estádio Arena Corinthians no bairro de Itaquera em São Paulo indagou-se sobre os possíveis legados e impactos para a população como contrapartida de sediar megaeventos esportivos. A presente pesquisa surgiu do questionamento: como as transformações exigidas pelos megaeventos esportivos Copa do Mundo FIFA de 2014 e Olimpíada 2016 podem influenciar as formas de uso e apropriação do estádio Arena Corinthians como parte do turismo e lazer na cidade de São Paulo? O objetivo geral foi analisar a importância das atividades turísticas na Arena Corinthians e os objetivos específicos se concentraram em: analisar as atividades que usufruam do equipamento turístico; examinar a percepção dos atores sociais do entorno sob perspectiva do legado e/ou atrativo para a região de Itaquera e da zona leste do município; identificar e refletir sobre possibilidades e potencialidades do uso do espaço. Para responder os questionamentos anteriores utilizou-se do método qualitativo de caráter descritivo e exploratório, dividido em três momentos: análise bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, compreendidas pela técnica de observação participante, entrevistas temáticas aos gestores da Arena Corinthians e da São Paulo Turismo (SpTuris), aplicação de questionários a cem visitantes dos eventos Tour Casa do Povo, Timão RUN, Monster Jam e Treino Aberto, e cinco moradores visitantes da Virada Cultural. Como resultados observou-se que os visitantes desconhecem o roteiro turístico da zona leste de São Paulo, parte deles estiveram no estádio pela primeira vez, nesse sentido, ressai a importância da captação de público por meio de eventos multiculturais e diversificados que não relacionados ao Sport Club Corinthians Paulista (SCCP). Os visitantes compreendem a Arena Corinthians como legado e atrativo turístico para a cidade. A percepção dos moradores corrobora sob percepção da atratividade turística, mas, diverge especialmente na questão do legado, justificado pela expectativa gerada e não cumprida no desenvolvimento do entorno. Apontam-se recomendações para ações que abranjam o público do entorno na perspectiva de apropriação, pertencimento e uso do estádio, além de aproximação ao trade turístico para alcançar a meta de ser o principal atrativo turístico na cidade de São Paulo
Título em inglês
Tourist attraction in soccer stadiums: visitation in Arena Corinthians stadium
Palavras-chave em inglês
Legacies of megaevents
Sports events
Stadiums
Tourism
Tourism attraction
Resumo em inglês
With the announcement of the construction the Arena Corinthians stadium in the district of Itaquera in São Paulo, inquired about the possible legacies and impacts for the population as a counterpart to hosting the sports megaevents. The present research emerged from the questioning: how the transformations demanded by the mega-sports events 2014 FIFA World Cup and 2016 Summer Olympics can influence the forms of use and appropriation of Arena Corinthians as a segment of tourism and leisure at the city of São Paulo? The overall aim was to analyze the importance of tourism activities at the stadium and, the specific objectives were focused on: to explore the activities that make use of the facilities; examine perception of the social actors of the environment under the perspective of the legacy and/or attraction for the region of Itaquera and the east zone of São Paulo; identify and reflect on the possibilities and potentialities of the use of space. In order to answer the previous questions, a choice of use of the qualitative method of descriptive and exploratory character was made, splited into three distinct moments: bibliographic and documentary analysis and field research, comprised by the participant observation technique, thematic interview, and made by the use of questionnaires to Arena Corinthians and São Paulo Turismo (SpTuris) managers, one hundred visitors from the Casa do Povo Tour, Timão RUN, Monster Jam and Football Open Training, and five visitors from Virada Cultural. As a result of the research, noticed that visitors were unaware of the tourist route at the east zone of São Paulo, some of them were at the stadium for the first time, in this sense, it stands out the importance of attracting the public through multicultural and diversified events that are not related to Sport Club Corinthians Paulista (SCCP). Visitors understand the Arena Corinthians as a legacy and tourist attraction for the city. The perception of the residents corroborates under perception of the tourist attractiveness, nonetheless, they differ especially in the matter of legacy, justified by the generated expectation and not fulfilled in the development of the surroundings. It also pointed out some recommendations for actions in order to cover the surrounding public in the perspective of appropriation, belonging and use of the stadium, as well as approaching the tourist trade to achieve the goals of being the main tourist attraction in the city of São Paulo
 
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Data de Publicação
2019-01-30
 
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