• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2019.tde-22032019-014642
Documento
Autor
Nombre completo
Marília Balbi Silveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Velardi, Marilia (Presidente)
Ishibashi, Eliana de Toledo
Maneschy, Pedro Paulo Araujo
Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz
Título en portugués
Prática corporal, gênero e feminismo: a dança do ventre como lócus de pensamento, ação e reflexão
Palabras clave en portugués
Dança do ventre
Entrevista compreensiva
Prática corporal
Resumen en portugués
Ainda que escassa nos idiomas ocidentais, a literatura sobre dança do ventre tende à unanimidade ao tratar dessa prática artística como algo bastante antigo e de difícil acesso aos registros iniciais. O que é comum aos registros é a descrição da dança do ventre como uma espécie de ritual feminino em adoração às divindades e à celebração da prosperidade. No entanto, ainda quando a dança do ventre é considerada como prática corporal, com objetivos definidos para além da sua perspectiva artística, recai sobre ela uma visão preconceituosa sobre seus movimentos corporais e seu figurino, que não parece condizer com os objetivos ritualísticos e sagrados. Talvez isso se dê por uma tradução ou uso descontextualizado dessa prática, algo similar ao que pode ocorrer com as artes marciais ou mesmo com prática com origem também ritualística ou devocional, como diversas formas de meditação e o yoga. No caso da dança do ventre, como em outras artes, os registros e disseminação da prática foram feitos por homens que, neste caso, não dançam. Desta forma, todo registro passa por filtros do olhar e interpretação do masculino, o que pode alterar o modo como a prática é compreendida, vivida e projetada. Na tentativa de compreender a origem histórica dos sentidos da Dança do Ventre, e entender como os atravessamentos da cultura, da religião, de gênero e do pensamento capitalista foram transformando essa prática em um tipo de produto, foram entrevistadas quatro dançarinas profissionais de dança do ventre. A escolha destas mulheres foi o reflexo da preocupação em traduzir os valores mais ancestrais desta dança e, portanto, o convite à participarem da pesquisa foi pautado no conhecimento e trajetória delas com a dança, sendo o principal aspecto o seu comprometimento com os estudos e suas atuações profissionais. O método, qualitativo por excelência, foi operacionalizado por uma entrevista e análise compreensivas. Das conversas, diálogos mediados por um roteiro de conversação, surgiram temáticas como: a conexão e competição entre mulheres, a objetificação do corpo, o show de dança do ventre e os rituais e celebrações, que se constituíram eixos temáticos que organizam os capítulos do trabalhos. Todo conhecimento produzido é resultado da tessitura das falas das entrevistadas com as teorias nos campos dos estudos feministas e da dança do ventre. É evidenciado na pesquisa que a dança sofreu distorção na sua utilização, e como em outras várias manifestações de expressão e de fortalecimento do coletivo feminino, a desvalorização foi parte de um projeto maior de controle e organização da sociedade, que teve como resultado o controle do corpo e das relações sociais
Título en inglés
Body practice, gender and feminism: belly dance as a locus of thought, action and reflection
Palabras clave en inglés
Belly dance
Body practices
Comprehensive interview
Resumen en inglés
Although scarce in western languages the literature on belly dance tends to unanimity in treating this artistic practice as something quite old and difficult to access to the initial records. What is common to records is the description of belly dance as a kind of female ritual in worshiping deities and celebrating prosperity. However, even when belly dancing is considered as bodily practice, with definite goals beyond its artistic perspective, a biased view of bodily movements and costume, which does not seem to conform to ritualistic and sacred goals, falls upon it. Perhaps this is due to a translation or decontextualized use of this practice, something similar to what can occur with the martial arts or even with practice also of ritualistic or devotional origin, such as various forms of meditation and yoga. In the case of belly dance this can also be attributed to the fact that the oldest records were constructed without portraying or transmitting essential values to their understanding. In addition, as in other arts, the records and dissemination of the practice were made by men, who in this case do not dance. In this way, every record passes through filters of the look and interpretation of the masculine, which can alter the way the practice is understood, experienced and projected. In an attempt to understand the historical origin of the Belly dance senses, and to understand how the crossings of culture, religion, gender and capitalist thought were transforming this practice into a type of product, four professional belly dancers were interviewed . The choice of these women was the reflection of their concern to translate the most ancient values of this dance and, therefore, the invitation to participate in the research was based on their knowledge and trajectory with dance, the main aspect being their commitment to studies and their professional performances. The method, qualitative par excellence, was operated by a comprehensive interview and analysis. From the conversations, dialogues mediated by a conversation script, topics such as: the connection and competition between women, the objectification of the body, the belly dance show and the rituals and celebrations, and are these thematic axes that organize the chapters of the works. All knowledge produced is a result of the seam of the speeches of those interviewed with the theories in the fields of feminist studies and belly dancing. It is evidenced in the research that the dance suffered distortion in its use, and as in other various manifestations of expression and strengthening of the female collective, the devaluation was part of a larger project of control and organization of society, which resulted in control of the body and social relations
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
marilia.pdf (4.52 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-05-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.