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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-29092016-064016
Documento
Autor
Nome completo
Larissa Corat Fernandes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Haddad, Thomás Augusto Santoro (Presidente)
Gellacic, Gisele Bischoff
Oliveira, Régia Cristina
Soares, Carmen Lúcia
Título em português
"Delicada e sensível como bonecas de porcellana": corpo feminino e ciência nos manuais de ginástica feminina e rítmica 
Palavras-chave em português
Ciências
Concepções de corpo feminino
Ginástica Feminina e rítmica
Manuais
Resumo em português
Esta pesquisa teve por objetivo analisar como certas práticas e representações das ciências influenciaram a concepção de corpo feminino presente nos primeiros livros brasileiros de Ginástica Feminina e Rítmica, objeto circunscrito, assim, pelas temáticas de gênero, corpo feminino e história da ciência. A ciência, considerada como elemento cultural na sociedade, tematizando, influenciando e sofrendo influência da cultura, pode tanto agir sobre a concepção de corpo como produzi-la, através de um discurso prescritivo. Antes tratado somente em comparação ao homem, o lugar do corpo feminino pode ser realçado a partir da Ginástica Feminina e Rítmica, prática corporal elaborada originalmente para as mulheres. A análise de cunho histórico dos primeiros manuais da modalidade no Brasil, de meados do século XX, incluindo a investigação de seus enquadramentos contextuais e de elementos das trajetórias de suas autoras, permitiu a compreensão da influência de algumas visões de ciência sobre expectativas a respeito do corpo feminino e das formas de intervenção sobre ele. Além de notar a presença de aspectos relacionados a ideias e conteúdos de determinadas ciências, como noções de evolução e experimentação, mostramos como os manuais analisados partem de uma certa visão de ciência para almejar sistematicidade, estruturar sua argumentação e empregar imagens. Nos manuais, a mulher, seu corpo e o feminino são representados como dotados de uma essência natural, mas que é passível de intervenção e cuidado por meio da Ginástica Feminina e Rítmica
Título em inglês
"Delicada e sensível como bonecas de porcellana": female body and science in the womans and rhythmic gymnastics handbooks
Palavras-chave em inglês
Conceptions of female body
Handbooks
Sciences
Womans and rhythmic gymnastics
Resumo em inglês
The aim of this investigation was to analyze how certain practices and representations of the sciences influenced the conception of the female body in the first Brazilian handbooks of Womens and Rhythmic Gymnastics (an object thus circumscribed by the themes of gender, the female body and history of science). Considered as a cultural element in society, thematising, influencing and being influenced by culture, science can at the same time act upon conceptions of the body and construct it through a prescriptive discourse. Beforehand considered only in comparison to male bodies, the place of female ones can be highlighted within the universe of Womens and Rhythmic Gymnastics, bodily practices originally designed for women. The historical analysis of the first Brazilian handbooks of such practices, dating from the mid-twentieth century, including their contexts and elements of the trajectories of their authors, allowed us to understand the bearing of some visions of science on expectations about the female body and ways of intervening on it. In addition to noting the presence some ideas and contents related to certain sciences, such as notions of evolution and experimentation, here we show how the handbooks are based on a certain vision of science that leads to claims of systematicity, as well as structures their arguments and use of images. In the handbooks, women, their bodies, and the feminine are represented as having a natural essence, one that is nevertheless subject to intervention and care through Womens and Rhythmic Gymnastics
 
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Data de Publicação
2016-10-03
 
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