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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.100.2014.tde-21122014-154706
Document
Auteur
Nom complet
André Meirelles Collazzi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Ortellado, Pablo (Président)
Moreira, Roberto Franco
Rewald, Rubens Arnaldo
Titre en portugais
A exclusão do roteiro no financiamento da cadeia produtiva do filme no Brasil
Mots-clés en portugais
Capitalismo flexível
Cinema
Roteirista de cinema
Trabalho precário
Resumé en portugais
A presente dissertação se dedica a mapear a organização do trabalho na atual cadeia produtiva do audiovisual na cidade de São Paulo, por meio da análise das atuais formas de produção do cinema e do atual modelo de financiamento do setor, com o objetivo de evidenciar seus principais elos e suas principais vulnerabilidades. Um setor identificado como vulnerável, porém, pouco evidenciado, está localizado no início da cadeia produtiva o desenvolvimento de projetos. Essa etapa, que inicia todo o processo do filme, está muito centrada na figura de um profissional o roteirista. Portanto, esta pesquisa está centrada na identificação da vulnerabilidade desse profissional, em suas relações de trabalho e seus níveis de relacionamento, em sua influência nos outros setores da cadeia produtiva, como também, na atual condição de trabalho que lhe é ofertada. Foram identificadas três questões centrais para justificar a atual vulnerabilidade da profissão de roteirista, que se desmembram em outros apontamentos, são elas: a disputa de autoria entre diretor e escritor no final dos anos 60 (cinema e literatura), as relações flexíveis impostas pelo novo modelo de trabalho apoiado na lógica da intermitência e fragmentação e por último, a falta de organização do profissional de roteiro enquanto categoria.
Titre en anglais
The exclusion of the script in financing of the film chain production in Brazil.
Mots-clés en anglais
Cinema
Flexible Capitalism
Precarious labor
Screen writer
Resumé en anglais
This thesis aims at drawing a map of the current state of the audiovisual industry productive chain in the city of São Paulo. I shall analyse the current forms of film production and the sector's funding model, seeking to outline its most relevant nodes and its main vulnerabilities. One particular aspect that has been identified as vulnerable, while rarely identified, is located at the beginning of the productive chain: project development. This stage, which upstarts the whole film process, is very centered on one sole professional: the writer. Therefore, this research is oriented at the identification of vulnerabilities pertaining to this professional in particular, in their work relations and levels of relationship, in their influence on other sectors of the production chain, as well as in the current working conditions offered to them. Three main questions have been identified, which explain the current vulnerability of the writer profession. These questions are developed into other remarks. The three questions are namely: the dispute surrounding authorship, between director and writer, at the end of the 1960s (cinema and literature); the flexible relations imposed by the new working model supported by the logic of precariousness and fragmentation; and the lack of professional organizations among writers as a social category.
 
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Date de Publication
2015-02-11
 
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