• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2018.tde-18022018-210824
Document
Auteur
Nom complet
Raimundo Justino da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Perosa, Graziela Serroni (Président)
Corti, Ana Paula de Oliveira
Grandino, Patricia Junqueira
Oliveira, Régia Cristina
Titre en portugais
Desafios e contradições de uma "boa" escola de ensino médio na zona leste de São Paulo
Mots-clés en portugais
Educação de qualidade
Ensino Médio
Escola pública
Juventude
Sociologia da educação
Resumé en portugais
A presente dissertação tem como objeto de estudo os dilemas e avanços referentes ao ensino médio brasileiro. Para tanto, tomou-se como base a Escola Estadual Deputado Silva Prado que possui a reputação de uma boa escola em sua região. Construímos este trabalho por meio de: a) informações institucionais (história, índices educacionais e dados oficiais dos governos); b) dados socioeconômicos coletados por meio de questionários aplicados aos alunos e ex-alunos da escola; c) entrevistas realizadas com jovens concluintes do ensino médio.'' Como principais resultados obtidos constatou-se que a identificação positiva da escola foi possível graças a alguns fatores que puderam ser identificados, como a permanência longa de gestores e os mecanismos de seleção de alunos empregados e a preservação das características sociais dos estudantes. No atual contexto, porém, essa reputação tem sido objeto de contestação por parte de docentes e educandos
Titre en anglais
Challenges and contradictions of a "good" high school from the East Side of Sao Paulo
Mots-clés en anglais
High School
Public school
Quality education
Sociology of education
Youth
Resumé en anglais
The present dissertation has as object of study the dilemmas and advances referring to the Brazilian high school. For this purpose, the State School Dep. Silva Prado wasfounded as a foundation that has a reputation as a good school in its region. We construct this work through: a) institutional information (history, educational indexes and official government data); b) socioeconomic data collected through questionnaires applied to students and alumni of the school; c) interviews with high school graduates. '' As main results, it was found that the positive identification of the school was possible thanks to some factors that could be identified, such as the long stay of managers and the mechanisms of student selection employees and the preservation of students' social characteristics. In the present context, however, this reputation has been challenged by teachers and students
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-03-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.