• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2018.tde-14112018-112901
Documento
Autor
Nombre completo
Raphaela Secco Comisso
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Lima, Ana Laura Godinho (Presidente)
Aquino, Julio Roberto Groppa
Caponi, Sandra Noemi Cucurullo de
Catani, Denice Barbara
Título en portugués
Verdade e normalidade nos discursos sobre sexualidade e gênero na escola
Palabras clave en portugués
Análise do discurso
Escola
Gênero
Governamentalidade
Sexualidade
Resumen en portugués
A partir do interesse em realizar uma análise discursiva sobre sexualidade e gênero na escola, efetuou-se o registro de atividades do Projeto Sexualidade e Gênero da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ao lado da análise dos Planos municipal (São Paulo), estadual (São Paulo) e nacional de Educação, e dos Parâmetros Curriculares Nacionais com ênfase ao Tema Transversal Orientação Sexual. Desse modo, buscou-se estabelecer relações entre a experiência localizada na escola, o discurso governamental e outros eventos e discursos, tais como episódios ocorridos em outras escolas que tiveram repercussão midiática e a produção acadêmica contemporânea sobre o tema. Ao adotar uma perspectiva arquegenealógica de análise, vimos que dois conceitos-chave mobilizados por Michel Foucault verdade e normalidade apareceram em todas as atividades do Projeto, por isso decidimos voltar nossa atenção às formas como eles se apresentaram nas dinâmicas em sala. Verificamos que, no contexto estudado, o primeiro conceito apareceu discursivamente sob os aspectos técnico-científico, religioso, de convenção social, de autoridade e da experiência. O segundo apareceu em constatações de que divisões sexuais e de gênero sustentam relações sociais, em problematizações e defesas dessas constatações, em pressuposições de uma heterossexualidade ou de uma ideia de natureza para os corpos, e em referências a padrões dentro da própria homossexualidade e transexualidade. Com este estudo, almejamos refletir se, ao agirmos usando discursos e métodos semelhantes aos utilizados pelo Estado discursos verdadeiros e práticas de normalização-, estamos contribuindo para intensificar o governo da população, em vez de recusar as práticas que produzem e reafirmam verdades e normas relativas a identidades
Título en inglés
Truth and normality in discourses on sexuality and gender in the school environment
Palabras clave en inglés
Discourse analysis
Gender
Governmentality
School
Sexuality
Resumen en inglés
Based on the interest of conducting a discursive analysis on sexuality and gender in school environment, we have described the activities undertaken by the Project on Sexuality and Gender carried out in the Application School of the University of São Paulos Education Department, and coupled it with an analysis of the official documents of the Municipal (São Paulo), State (São Paulo) and National Education Plans, together with the National Curricular Parameters with emphasis on the Transversal Sexual Orientation Theme. Thereby, we have tried to establish relationships between the experience observed within the school, the governmental discourse, and other events and discourses, such as episodes occurring in other schools which have stirred the media, and the contemporary academic production on the subject. In adopting an archaeological-genealogical perspective, we have observed that two key concepts employed by Michel Foucault truth and normality have appeared in all activities throughout the Project; we have therefore decided to turn our attention to the ways these concepts presented themselves in the classroom dynamics. In the context of this school, the first concept emerged discursively under the five following aspects: technical-scientific, religious, social convention, authority and experience. The second appeared in statements that sexual and gender divisions maintain social relations, in problematizations and defenses thereof, in assumptions of heterosexuality or of an idea of what is natural as regards bodies, and in references to patterns within homosexuality and transsexuality. With this research, we aim to reflect on whether, adopting discourses and methods similar to those used by the state true discourses and normalizing practices would contribute to intensify the rule of the population, as opposed to rejecting practices that produce and reaffirm truths and norms on identities
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-11-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.