• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2018.tde-14112018-112901
Documento
Autor
Nome completo
Raphaela Secco Comisso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Lima, Ana Laura Godinho (Presidente)
Aquino, Julio Roberto Groppa
Caponi, Sandra Noemi Cucurullo de
Catani, Denice Barbara
Título em português
Verdade e normalidade nos discursos sobre sexualidade e gênero na escola
Palavras-chave em português
Análise do discurso
Escola
Gênero
Governamentalidade
Sexualidade
Resumo em português
A partir do interesse em realizar uma análise discursiva sobre sexualidade e gênero na escola, efetuou-se o registro de atividades do Projeto Sexualidade e Gênero da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ao lado da análise dos Planos municipal (São Paulo), estadual (São Paulo) e nacional de Educação, e dos Parâmetros Curriculares Nacionais com ênfase ao Tema Transversal Orientação Sexual. Desse modo, buscou-se estabelecer relações entre a experiência localizada na escola, o discurso governamental e outros eventos e discursos, tais como episódios ocorridos em outras escolas que tiveram repercussão midiática e a produção acadêmica contemporânea sobre o tema. Ao adotar uma perspectiva arquegenealógica de análise, vimos que dois conceitos-chave mobilizados por Michel Foucault verdade e normalidade apareceram em todas as atividades do Projeto, por isso decidimos voltar nossa atenção às formas como eles se apresentaram nas dinâmicas em sala. Verificamos que, no contexto estudado, o primeiro conceito apareceu discursivamente sob os aspectos técnico-científico, religioso, de convenção social, de autoridade e da experiência. O segundo apareceu em constatações de que divisões sexuais e de gênero sustentam relações sociais, em problematizações e defesas dessas constatações, em pressuposições de uma heterossexualidade ou de uma ideia de natureza para os corpos, e em referências a padrões dentro da própria homossexualidade e transexualidade. Com este estudo, almejamos refletir se, ao agirmos usando discursos e métodos semelhantes aos utilizados pelo Estado discursos verdadeiros e práticas de normalização-, estamos contribuindo para intensificar o governo da população, em vez de recusar as práticas que produzem e reafirmam verdades e normas relativas a identidades
Título em inglês
Truth and normality in discourses on sexuality and gender in the school environment
Palavras-chave em inglês
Discourse analysis
Gender
Governmentality
School
Sexuality
Resumo em inglês
Based on the interest of conducting a discursive analysis on sexuality and gender in school environment, we have described the activities undertaken by the Project on Sexuality and Gender carried out in the Application School of the University of São Paulos Education Department, and coupled it with an analysis of the official documents of the Municipal (São Paulo), State (São Paulo) and National Education Plans, together with the National Curricular Parameters with emphasis on the Transversal Sexual Orientation Theme. Thereby, we have tried to establish relationships between the experience observed within the school, the governmental discourse, and other events and discourses, such as episodes occurring in other schools which have stirred the media, and the contemporary academic production on the subject. In adopting an archaeological-genealogical perspective, we have observed that two key concepts employed by Michel Foucault truth and normality have appeared in all activities throughout the Project; we have therefore decided to turn our attention to the ways these concepts presented themselves in the classroom dynamics. In the context of this school, the first concept emerged discursively under the five following aspects: technical-scientific, religious, social convention, authority and experience. The second appeared in statements that sexual and gender divisions maintain social relations, in problematizations and defenses thereof, in assumptions of heterosexuality or of an idea of what is natural as regards bodies, and in references to patterns within homosexuality and transsexuality. With this research, we aim to reflect on whether, adopting discourses and methods similar to those used by the state true discourses and normalizing practices would contribute to intensify the rule of the population, as opposed to rejecting practices that produce and reaffirm truths and norms on identities
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-11-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.